Se for ao Rio, não deixe de visitar

Cristo Redentor

O jornalista Mateus Habib, do blog Rio Eu Te Amo ( http://rioeuteamo.net/blog/668) , fez a indicação de cinco pontos turísticos que o turista que vai ao Rio de Janeiro não pode deixar de visitar. É claro que a cidade conta com outros pontos tão belos e exuberantes, mas, não dá pra discordar da escolha. Veja a seguir:

 

 

Cristo Redentor

Pode ser clichê, redundância ou “turistão”, mas não adianta: quem quer conhecer o Rio, por um fim de semana que seja, tem que visitar a emblemática estátua do Cristo Redentor. Com altura equivalente a um edifício de 13 andares e o impressionante peso de 635 toneladas, o monumento recebeu o honroso título de ser uma das maravilhas do mundo moderno, ao lado de ícones como as pirâmides do Egito e o Taj Mahal. A estátua situada no topo do morro do Corcovado e pode ser visitada em um lúdico passeio de trem, que parte da estação do Cosme Velho e corta a Mata Atlântica pela Estrada de Ferro do Corcovado. R$62, com direito a meia entrada.

 

 

Pão de Açúcar

Seja da praia de Copacabana, da Enseada de Botafogo ou da Urca, já virou rotina ver o Bondinho deslizando pra lá e pra cá, parte do lindo cenário que emoldura o cotidiano carioca. E se ele é lindo como paisagem e cartão postal, imagina lá do alto, como ponto de observação? O passeio não é dos mais baratos, mas garantimos que vale cada centavo – quem tiver espírito aventureiro, é possível subir o morro da Urca por uma trilha de dificuldade moderada, e descer no bondinho de graça depois das 19h. O passeio no bondinho custa R$62, com direito a meia entrada.

 

 

Forte de Copacabana

No Posto 6, o ponto alto de uma das mais famosas paisagens cariocas, a orla de Copacabana, está o Forte de Copacabana. O espaço, um marco para a história e engenharia militar em tempos passados, hoje é mais um presente no dia-a-dia do Rio de Janeiro, aberto para visitação e recebendo exposições como a que contou a história da construção do Cristo Redentor e preciosidades como uma filial da emblemática Confeitaria Colombo. Dentro dela, o salão suntuoso de espelhos enormes, porcelanas centenárias, cristaleiras e mármores antiquíssimos, enchem os olhos. Mas não mais do que o marzão de Copa, a vista privilegiada de seu famoso calçadão e, ainda, um ângulo inédito do Pão de Açúcar e seu bondinho. Do Forte, preferencialmente das mesinhas da varanda, pode-se desfrutar de um dos mais agradáveis pores do sol no Rio, e ainda fazer uma boquinha com os deliciosos quitutes da casa.

 

Vista Chinesa

Circulando de carro ou de bicicleta pelo Alto da Boa Vista, meio à mais pura vegetação da Mata Atlântica, algumas cachoeiras e pérolas como o Museu do Açude, um pedaço nos chama atenção: é uma estrutura arquitetônica monumental, que parece ter sido escolhida a dedo como um mirante de observação da cidade. E foi: em homenagem aos chineses que, séculos atrás, ocuparam a área trabalhando na agricultura, a Vista Chinesa simboliza uma das mais belas homenagens à nossa cidade, e é o maior portal em homenagem à cultura chinesa fora da China. Para nos lembrar que “o Rio de Janeiro continua lindo”.

 

 

Escadaria Selarón

Quem estiver passeando pela Lapa ou por Santa Teresa não pode deixar de visitar uma das escadarias que conectam esses bairros e virou ponto turístico obrigatório: a escadaria Selarón, construída pelo artista plástico chileno Jorge Selarón. A gigante obra de arte começou a ser criada nos anos 90, e mudou de cara anos a fio, ganhando diferentes mosaicos e azulejos dos quatro cantos do mundo – em 2005, foi tombada como patrimônio cultural da cidade. Um colorido presente para a cidade, os cariocas e seus visitantes!

 

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário