Assentados rurais terão água e energia elétrica de boa qualidade em suas propriedades

IMG_0035

Agricultores aguardam a chegada da água potável em suas residências

IMG_0009

Francisco Vicente tratará de sua crianção de aves com água de qualidade

IMG_0044

O presidente da Associação Oziel Alvez III, Jeziel Rodrigues da Silva, espera aumentar a produção agrícola com a chegada da água.

Fotos: Divulgação

Quase 850 moradores do assentamento Oziel Alves III – situado às margens da BR-020, próximo a Planaltina, em um terreno de mil hectares parcelado em terrenos de sete a 13 hectares – serão contemplados com água potável e energia elétrica de boa qualidade em suas propriedades, a partir do mês que vem. Segundo análises realizadas pelo Governo do Distrito Federa (GDF) mais de 70% dos agricultores familiares da região utilizam água imprópria para o consumo humano. A situação de insalubridade se estende desde o surgimento da comunidade, em 2002.

As benfeitorias chegaram ao local, graças a uma parceria de cooperação mútua entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Caesb e CEB. As redes hidráulica e elétrica já estão prontas. Em cada casa foi instalado um ponto de energia e um hidrômetro, dando fim às perigosas gambiarras e ao consumo de água contaminada. A CEB informou que até o fim de março os transformadores necessários para a conclusão dos trabalhos serão instalados. “É apenas isso que falta para a água potável ser bombeada e chegar às propriedades”, afirmou a assessoria de comunicação da Caesb.

O morador Francisco Vicente da Silva, 77, aguarda ansioso pelos serviços, “Muitas vezes bebo a mesma água que coloco para os bichos. Tenho medo de ficar doente, como muita gente daqui já ficou”, desabafa. Já o casal Antônio de Oliveira e Edite Queiroz mora no assentamento há 12 anos e ambos já passaram por algumas dificuldades devido a má qualidade da água e falta de energia elétrica. “Fico muito feliz em saber que não vou ficar mais sem água. Agora tenho certeza que terei água tratada em minha casa, e não jogarei mais alimentos fora por não ter como resfriá-los”, explica a dona de casa.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) realizou, há um ano e meio, um estudo da qualidade da água do Assentamento Oziel Alvez III e o resultado foi mais um agravante motivador para a realização das obras. O teste revela que 70% da água analisada é imprópria para o consumo humano. O presidente da associação de moradores do assentamento Oziel Alves III, Jeziel Rodrigues da Silva, vê muitos benefícios com a proximidade da entrega dos serviços. “Vamos ter uma vida mais digna. Água é essencial para todos, principalmente para a saúde das nossas 500 crianças. As obras tinham parado no final do ano passado, mas agora foram retomadas e serão concluídas”. disse o líder comunitário Jeziel, que também é produtor de peixe e de produtos orgânicos.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário