As cachoeiras em Pirenópolis (GO) para enfrentar o calor escaldante

 

Cachoeira dos Dragões

Principal destino dos brasilienses nos fins de semana, além do centro histórico, com quase 100 construções centenárias em estilo colonial, Pirenópolis também tem como grande atrativo 82 cachoeiras. Muitas ficam a poucos minutos de carro da cidade goiana e são abertas para visitação e banho, mediante o pagamento de ingresso, que vale para o dia inteiro. Algumas contam com pontos de apoio, como barzinhos, lanchonetes e bares. Na grande maioria, a água é cristalina. Segue a dica de 18 das mais frequentadas pelos turistas.

1 – ARARAS
No Rio Dois Irmãos, com um poço de 90 metros quadrados e queda de 7 metros. Acesso: GO 338, saída para Goianésia, com 15 km de asfalto. Entrar à direita e rodar mais 2km de terra. Trilha fácil, com 300 metros. Estrutura: Não tem.

2 – MEIA LUA
No Ribeirão Santa Maria com um poço com 300 metros quadrados e altura de 15 metros. Acesso: estrada para as pedreiras, com 2km de asfalto. Entrar à direita e percorrer mais 3km de terra. Trilha de aproximadamente 50 metros. Estrutura: banheiros e lanchonete.

3 – CACHOEIRA DA SANTA
No Ribeirão Santa, com queda de 2 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de esfalto e 16km de terra. Trilha com 200 metros com acesso fácil. Estrutura: Não tem. Preço: visitas somente com guias credenciados.

4 – CACHOEIRA DAS ANDORINHAS
No Córrego Barriguda, com queda de 10 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 5km de terra. Trilha com 1.000 metros de acesso dificil. Não aconselhada para idosos e crianças. Estrutura: Não tem.

5 -CACHOEIRA DAS FREIRAS
No Rio Dois Irmãos, com queda com altura de 4 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 38km de terra. Trilha com 300 metros com acesso médio. Estrutura: não tem. Preço: visitas somente com guias credenciados.

6 – CACHOEIRA DO ABADE
No Rio das Almas, com um poço com 900 metros quadrados e queda de 22 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de esfalto, e entrar a direita, mais 12km de terra. Trilha fácil, com 300 metros.

Cachoeira do Abade, em Pirenópolis

7 – CACHOEIRA DO AMOR
No Córrego Barriguda, com queda de 4 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 5km de terra. Trilha de 600 metros, com acesso fácil. Estrutura: não tem. Preço: Visitas somente com guias credenciados.

8 – CACHOEIRA DO CANYON (NATURISTAS)
No Rio das Almas, com um poço com 200 metros quadrados e altura da queda de 8 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto. Entrar à direita e percorrer mais 12km de terra. Trilha fácil, com 50 metros.

9 – CACHOEIRA DO COQUEIRO
No Ribeirão Santa Maria, queda de 10 metros. Acesso: estrada das Pedreiras, 17km de terra. Trilha para a cachoeira de acesso médio, com 200 metros. Não é aconselhada para crianças de colo e idosos. Estrutura: não tem. Visitas somente com guias credenciados.

10 – CACHOEIRA DO PAREDÃO
No Rio Dois Irmãos, com um poço de 10 metros quadrados e altura da queda 3 metros. Acesso: GO 338, saída Goianésia, com 15km de asfalto. Entrar à direita e percorrer mais 2km de terra. Trilha média, com 2500 metros. Não é aconselhada para crianças e idosos. Estrutura: não tem.

11 – PILÃO
No Córrego Barriguda, com queda de 7 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 5km de terra. Trilha com 1200 metros de acesso dificil. Não aconselhada para idosos e crianças. Estrutura: não tem. Visitas somente com guias credenciados.

12 – PIRENEUS
No Córrego, uma queda de 4 metros e um grande poço. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 20km de terra. Trilha com 400 metros e acesso fácil. A região tem mais três cachoeiras,: a Vale Encantado, Gruta e a Pedra Furada. Estrutura: pode ser usada o estrutura da Pousada Tabapuã dos Pireneus, com piscina, banheiros, restaurantes.

13 – GARGANTA DO INFERNO
No Ribeirão Santa Maria, queda com altura de 10 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 15km de terra. Trilha de 300 metros, com acesso fácil. Estrutura: não tem.

14 – SONRISAL
No Córrego Capitão do Mato, há 6 cachoeiras em sequência. A maior queda com altura de 10 metros. Acesso: estrada para as pedreiras, 15km de terra, no Parque Estadual dos Pireneus. Trilha com 2km de acesso fácil. Estrutura: não tem. Vistas somente com guias credenciados.

15 – CACHOEIRAS DOS DRAGÕES (8 CACHOEIRAS) – MOSTEIRO ZEN
No Córrego Chapadão há 8 cachoeiras, sendo a maior com uma queda de 73 metros. Duas cachoeiras secam de junho a setembro. Acesso: GO 338, saída Goianésia, com 25km de asfalto. Entre à direita e percorra mais 18km de terra. Trilha média com 4000 metros. Não é aconselhada para crianças e idosos. Estrutura: banheiros, mosteiro, restaurante com reserva, trilha demarcada.

Mosteiro Zen Eisho-Ji4

16 – CACHOEIRA DO LÁZARO
Funcionamento: até 16 horas. No Ribeirão Santa Maria, com queda de 15 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 9km de terra. Trilha com 1.300 metros de acesso fácil. Estrutura: banheiros, lanchonete, estacionamento, loja de artesanato.

Cachoeiras do Lázaro e de Santa Maria

17 – SANTA MARIA
No Ribeirão Santa Maria, com queda de 15 metros. Acesso: estrada para o Parque dos Pireneus, com 2km de asfalto e 9km de terra. Trilha com 500 metros, de acesso fácil. Estrutura: banheiros, lanchonete, estacionamento, loja de artesanato.

18 – CACHOEIRA DO ROSÁRIO
No Rio Araras, poço com 650 metros quadrados e queda de 30 metros. Acesso: GO 338, saída para Goianésia, com 25km de asfalto. Entrar à direita e percorrer mais 12km de terra. Trilha díficil, com 150 metros. Não é aconselhada para crianças de colo e idosos. Outra opção: trilha pelo canyon, subindo pelo Rio Araras. Estrutura: banheiros, restaurante e área de descanso.

Fonte: Blog Última Parada Fotos: Divulgação

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário