Conversas sobre regularização avançam

20150928_201852

Síndicos e moradores dos condomínios do Grande Colorado e representantes da Urbanizadora Paranoazinho S/A (UPSA), empresa que se diz dona das terras da região, se reuniram novamente na noite dessa segunda-feira (28). A reunião foi intermediada pelo administrador de Sobradinho, Dr. Divino Sales, e contou com a presença do deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB).

Esse foi o primeiro encontro após a audiência pública realizada por Ribeiro, há duas semanas. Na ocasião, o parlamentar deu o pontapé inicial para a retomada das conversas sobre a regularização dos condomínios da região.

O administrador de Sobradinho, Dr. Divino Sales, iniciou a reunião dizendo que existem duas saídas para que os moradores regularizem a situação. A primeira seria através do processo de usucapião, que é a prescrição aquisitiva, e a segunda através de um acordo com a empresa UPSA. Antes de passar a palavra aos presentes, o administrador informou que o governo está ciente que tem a obrigação de solucionar esse problema.

A advogada que representa os condomínios, Dra. Maria Olímpia, expôs a dificuldade que está tendo para conseguir uma cópia do processo. “Estamos sem parâmetro, pois até agora não consegui olhar os processos que se encontram na Secretaria do Território e Habitação (SEGETH). Necessito de toda a documentação, pois tenho que ter conhecimento para poder debater”, avisou. Como autoridade do governo, Divino Sales respondeu que irá exigir da SEGETH uma cópia desse processo.

De acordo com o representante da UPSA, Ricardo Birmann, apesar da desconfiança dos moradores, não existe nenhum vício no processo. “Nós tomamos todos os cuidados, tanto é que estamos respaldados pela justiça”, garantiu o empresário. O deputado Raimundo Riberio respondeu, dizendo que precisa saber quem foi do GDF que fez esse acordo com a empresa, ainda no governo anterior. “Esse acordo foi no mínimo mal feito, pois se deixou de reconhecer o morador. A posse, neste caso, é mais importante que a propriedade”, disse o parlamentar.

A iniciativa de Raimundo Ribeiro foi mais uma vez elogiada pelos participantes. “Pela primeira vez essa discussão está tendo como parte os síndicos dos condomínios”, comemorou Armando Rollemberg, síndico do condomínio Solar de Athenas. Pelo lado da Urbanizadora, Ricardo Birmann também falou sobre o trabalho iniciado pelo deputado. “Raimundo Ribeiro foi o único parlamentar que quis discutir esse assunto de forma técnica, com a presença de todos os envolvidos, inclusive do governo. Isso é fantástico”.

Ao fim, ficou decidido que o administrador Divino Sales e a Dra. Maria Olímpia irão se reunir com a SEGETH, ainda esta semana. Além disso, tanto os moradores quanto a UPSA irão enviar, para o administrador, os principais entraves entre as partes, que serão analisados por uma equipe jurídica. Uma nova reunião ficou agendada para o fim de outubro.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário