Outubro Rosa em Sobradinho

outubrorosaflyer

Pela primeira vez, a Administração de Sobradinho organiza um grande evento no mês de outubro para destacar a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero. A mobilização contará com o apoio da colaboradora do Governo de Brasília Márcia Rollemberg, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semidh) e da Secretaria de Saúde.

O Outubro Rosa Sobradinho será realizado no dia 24 de outubro, sábado, das 9h às 17h, no Ginásio de Sobradinho.  Na programação, as mulheres serão convidadas a participar de palestras e realizarem exames de saúde, atendimento jurídico, psicológico e nutricional prestado na Unidade Móvel de Atendimento à Mulher do Campo e do Cerrado. A unidade móvel de atendimento da Semidh, conhecida como “ônibus da mulher”, funcionará como um posto de informações sobre a Lei Maria da Penha e violência doméstica.

O evento contará, também, com programas recreativos como exposição de artesanato, brechó, sorteios e espaço de diversão para as crianças.

Consultas e atendimentos no DF

Na rede pública de saúde do Distrito Federal, o câncer de mama é diagnosticado em todos os hospitais regionais. O acesso é feito por meio de consultas agendadas pelo ginecologista e mastologista, nos Centros de Saúde e Clínicas da Família.

O tratamento é realizado nos hospitais de Base, da Asa Norte, Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga.

Os tratamentos oferecidos são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.  O último avanço obtido a nível de Secretaria de Saúde é a possibilidade de reconstrução imediata da mama, disponibilizando-se cirurgia plástica no Hospital de Base e nos regionais da Asa Norte e Sobradinho.

Desde janeiro, 100 mulheres foram submetidas a cirurgias para retirada de câncer de mama no HBDF. Destas, 70% fizeram reconstrução mamária, após a mastectomia. As outras não realizaram devido a casos específicos, nos quais a inclusão de prótese não é recomendada, como casos clínicos mais graves, pacientes com diabetes ou hipertensão, entre outros fatores. Em 2014, 225 pessoas morreram de câncer de mama no DF. Foram realizadas 450 cirurgias em razão da doença.

 

Recomendações para prevenção:

 

  • Vida saudável: Alimentação pobre em gordura, evitar obesidade especialmente após a menopausa, evitar álcool, incentivo a prática de atividade física.
  • Ter anualmente suas mamas examinadas por profissional de saúde (médicos generalistas e enfermeiras treinadas da Estratégia de Saúde da Família e Centros de Saúde, ginecologistas)
  • Autoexame – apesar de carecer de evidências científicas que comprovem que ele é capaz de salvar vidas, na realidade brasileira onde não há mamografias para todas as mulheres, sua prática deve ser estimulada, mas não como estratégia isolada.
  • Realização periódica da mamografia

Serviço:

Outubro Rosa Sobradinho

Data: 24/10/2015

Horário :De 9h às 17h

Local: Ginásio de Esportes de Sobradinho

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário