Universidade Católica vai assumir o Hospital Regional de Sobradinho

Pronto Socorro do Hospital Regional de Sobradinho

 

 

O Governo do Distrito Federal está decidido em entregar a gestão dos hospitais públicos a organizações sociais, entidades filantrópicas e até faculdades. A equipe de governo tem um estudo para a implantação do novo padrão de administração. A expectativa do Buriti nas próximas semanas o plano seja colocado em prática. A terceirização recebe críticas de entidades de classe e especialistas.

Hoje, o secretário de Saúde, Fábio Gondim, deu mais um passo para a terceirização. Ele chamou em seu gabinete o diretor do Hospital Regional de Sobradinho (HRS), Manuel Luiz Neto. O motivo da convocação foi para comunica-lo que a Universidade Católica de Brasília vai assumir a unidade de saúde. E que ele deixará o cargos nos próximos dias.

A situação é crítica em, toda a rede de saúde. E o HRS é um dos mais movimentos, recebendo paciente de várias cidades do Entorno de Goiás e Minas Gerais, e até pacientes vindas do Piauí e Bahia.

Em setembro, devido à falta de médicos, o diretor do HRS precisou atender pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante um domingo, dia 20. Segundo a Secretaria de Saúde, uma recomendação do Conselho Regional de Medicina (CRM) determina que, na falta de profissionais para atendimento, diretores técnicos devem prestar os serviços nas unidades de saúde. Cerca de 30 pacientes tinham sido atendidos na unidade até a noite daquele dia. As escalas tiveram de ser remanejadas e passaram a incluir profissionais de outras unidades e até de outras regionais, enquanto novos concursados não tomam posse.

Organizações sociais (OS) assumiram o controle de unidades de saúde de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, entre outros estados. Na capital federal, o Hospital da Criança, gerido pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), é um dos exemplos.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) é de responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). País afora, há parcerias de sucesso e outras que aumentaram o atoleiro da saúde pública. Goiânia terceirizou os quatro maiores hospitais da cidade. Apenas um apresentou melhora nos indicadores de qualidade.

Saiba mais

O Hospital da Universidade Católica de Brasília – Centro de Especialidades Ambulatoriais (HUCB) foi inaugurado em 2004, com a denominação de Unidade de Saúde Sagrada Família. Atualmente, ele é mantido pela UBEC – União Brasiliense de Educação e Cultura e possui equipe médica especializada, equipamentos de última geração e mais de 20 especialidades.

Com uma infraestrutura para atender aos estudantes da área de saúde da Universidade Católica de Brasília, que realizam a prática profissional, e a comunidade, o HUCB oferece atendimentos ambulatoriais e também realiza diversos exames. Nessa área conquistou o nível “Excelente” no certificado do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário