Seis Horas de Brasília encerra calendário de Kart no Distrito Federal

 

 

 

 

Foto de Jornal Sobradinho Hoje.

 

 

A 15ª edição das “Seis horas de Brasília”, prova tradicional que marca o encerramento do calendário anual do kartismo regional, contou com a participação de 31 equipes formadas por pilotos de diversas categorias do automobilismo mundial, dentre elas: Formula 1, Indy, Stock car e Formula Renault europeia. A prova realizada no kartódromo Waltinho Ferrari (anexo ao autódromo Internacional Nelson Piquet) teve início às 15 horas, com o Felipe Nars (Sauber F1) já assumindo a liderança mantendo-se nesta posição até a bandeirada final. A equipe Evolution de Brasília chegou na segunda posição após a quebra do kart que era conduzido pelo piloto do brasileiro de marcas, Vitor Meira, a três voltas do fim quando este disputava curva a curva a liderança com o piloto da Formula 1.

Esta prova marcou também a estreia da equipe Mamute Racing, equipe patrocinada pela empresa Ciplan Cimento Planalto, nas “Seis horas de Brasília”. O time liderado pelo piloto paranaense Jean Souto iniciou a competição com bons resultados durantes os treinos livres onde, por diversas vezes, figurou entre os top 10, no entanto o bom desempenho observado nos primeiros treinos livres não se confirmou no treino oficial. Com a escolha errada da estratégia e a punição decorrente da falta de peso (250g abaixo do peso mínimo de regulamento) a Mamute Racing acabou ocupando a última posição no grid de largada.

Com uma parada de 5 minutos (exigência do regulamento), o segundo a entrar na pista pela Mamute Racing foi o piloto Jean Souto, retornando o kart 23 na 18º posição. Jean entrou com o objetivo de permanecer na pista por 80 minutos, porém, em uma disputa com o piloto do Kart 48 após 36 minutos de sua etapa, acabou sofrendo um toque na roda traseira causando danos ao eixo do kart e, após 63 minutos de prova Jean parava o kart na saída da curva 1 devido à queda da corrente.

Os mecânicos da equipe realizaram o resgate do kart e, após 16 minutos o kart estava novamente na corrida sendo agora pilotado pelo experiente piloto brasiliense Saulo Airborne (78 anos), o qual tinha a difícil tarefa de permanecer na corrida por mais de 80 minutos.Com o kart na quarta parada não programada, a equipe optou por enrijecer a traseira do carro, escolha que acabou por sacrificar o desempenho do equipamento visando a manutenção do número 23 na pista e, faltando 83 minutos para a conclusão da prova Jean Souto retorna para a corrida, onde conseguiu no trecho final protagonizar alguns pegas que ajudaram, aliada a sorte que no final virou para a equipe estreante, a fechar a prova na 24ª posição com 6 horas e 3 minutos de corrida.

Após tantos contratempos, o piloto do kart 23 foi recebido com muita comemoração pela equipe e pelos amigos que lá estavam. Uma estreia difícil na competição, mas que demonstrou a união de todos integrantes que, chefiados pela piloto catarinense Cíntia Trombim, desempenharam um grande trabalho. “Tínhamos condições de estarmos mais à frente. Perdemos aproximadamente 40 voltas com o kart no box, o que demonstra que a meta inicial de fechar entre os 15 primeiros não era algo impossível”, afirma Cintia Trombim.

Conquistas para 2016

Para Jean, que iniciou no kartismo amador há 3 anos e se profissionalizou há apenas 60 dias desta prova, correr ao lado de sobrenomes consagrados no meio como Nars, Piquet e Meira é a realização de um sonho. Mas, como ele mesmo lembra, embora tenha realizado um sonho ainda existem muitas coisas a serem conquistadas. “Não quero ficar só nesta prova. Tenho uma equipe unida e empresas que acreditam em nosso time. Isto me motiva a desenvolver novos projetos. Hoje não foi o nosso dia, mas eu sei que ele está por chegar”, empolga-se Jean.

Jean iniciou no kartismo em agosto de 2012. Em 2013 sagrou-se campeão da categoria pesados na copa Paraná de kart amador quando se mudou para Brasília. No DF, foi 5º lugar da Liga de kart Amador – categoria light temporada 2014 e 4º lugar em 2015. Disputou dois brasileiros de kart indoor em SP.

Como profissional realizou a sua primeira prova em outubro de 2015 na Copa Brasília de Kart Endurance, prova de duas horas de duração onde dividiu o kart da equipe Airborne Team com o piloto roraimense Rafael Lucena, ficando a equipe em 9º lugar na etapa.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário