O dia em que Chico Buarque viveu sua maioridade penal

O dia em que Chico Buarque viveu sua maioridade penal

Da Redação

A foto de um Chico assustado - de frente e de lado
A foto de um Chico assustado – de frente e de lado

Chega pelas mãos do deputado federal e historiador Chico Alencar (PSOL/RJ) uma narrativa deliciosa. E ela consta no livro “Meu irmão alemão”, de autoria do compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. Neste texto que você vai ler adiante, de autoria do outro Chico, o parlamentar, o autor de A Banda, Construção, Meu Guri entre outros grandes sucessos da MPB, tem exposta sua prisão. Isso mesmo. E não por uma bobagem qualquer. Mas por roubo. Parece estranho? Parece. Mas ele e um outro amigo furtavam carros nos idos de 1961 como traquinagem de menino rico. Se apropriavam do automóvel para dirigir pela capital até a gasolina acabar.

Estranhos tempos em que chegamos quando algo assim por certo acabaria, nos tempos atuais, de tiroteios e mortes. Mas o fato é que Chico, o Alencar, mostra que a oportunidade é aliada da recuperação do homem. Pouco tempo depois, Chico, o Buarque, ganharia uma honraria do governo paulista por conta da sua arte reconhecidamente fantástica e singular. Não fosse ele o menino travesso a roubar automóveis na adolescência talvez muito da sua genialidade não estivesse ali também na música, teatro e literatura. Por sorte não tínhamos Eduardo Cunha, Malafaia, Caiado, Bolsonaro e outros iguais.

Jamais devemos tentar questionar o passado e a cultura de um tempo sob pena de cometermos delito maior: a burrice. Nos idos de 61 ninguém pegaria um automóvel, alteraria a placa e agiria como se ele fosse seu. Haviam poucos carros no país e um mínimo de ricos em condições de comprá-los. Hoje os tempos são outros. Os carros, os milhares. Mas se perdemos algo neste período foi a possibilidade de rir de eventos assim. Ou rir de nós mesmos como costuma fazer Chico Buarque.

O melhor riso é o que damos de nós mesmos. É a superação
O melhor riso é o que damos de nós mesmos. É a superação

PIVETES FURTARAM UM CARRO: PRESOS

Por Chico Alencar

“A legenda da foto estampada na edição de 29 de dezembro de 1961 do jornal Última Hora, de São Paulo, dizia: “A dupla de pivetes F. B. H. e O. J., os autores do furto do automóvel”.

Foi a primeira vez que Chico Buarque apareceu na imprensa. Uma das diversões do que se chamava na época de juventude transviada era roubar carros para passear até que acabasse a gasolina.

Mas naquela noite a dupla cometeu um erro. Apossou-se de um carro que já havia roubado. O veículo, desligado, desceu silenciosamente uma das ladeiras do Pacaembu. Quando os pivetes deram a partida, nada de o motor funcionar. Sem saber que o dono havia retirado uma peça chamada cachimbo, sem a qual o motor não funciona, continuaram tentando. O barulho chamou a atenção dos policiais de uma viatura que passava por ali.

Os garotos foram algemados, colocados dentro do camburão, onde já começaram a apanhar, e levados a uma delegacia para que admitissem fazer parte de uma quadrilha de profissionais. Depois de mais algumas cacetadas, alguém se convenceu de que os meninos eram menores de idade. Passaram a noite no Juizado de Menores, e no dia seguinte coube à irmã Miúcha resgatar o mano delinquente. Pior que as agressões foi a pena complementar imposta pelo juiz: seis meses de absoluta reclusão noturna. Até que completasse 18 anos, Chico só poderia sair de casa durante o dia, para ir à escola.

O jornalista Humberto Werneck identificou uma curiosa coincidência de datas: “Seis anos mais tarde, também num 29 de dezembro, a imprensa haveria de abrir largos espaços para relatar a entrega do título de cidadão honorário paulistano ao pivete de 1961″.

As fotos – de perfil e de frente – de seu fichamento na polícia inspiraram a criação da música e integraram o mosaico do álbum Paratodos (1993), cujo projeto da capa é do próprio Chico”.

No Ultima Hora de SP: Chico e o amigo OJ: cana dura
No Ultima Hora de SP: Chico e o amigo OJ: cana dura

A música Pivete na Capa, de autoria de Chico Buarque, fala do episódio:

Fonte: Conexão Jornalismo

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário