Exposição de arte contemporânea no museu histórico e artístico de Planaltina

Com abertura marcada para o próximo sábado (23), às 19h, a organização do Salão Mestre DArmas convida o público para um encontro com os 20 artistas selecionados no edital

Com abertura marcada para o próximo sábado (23), às 19h, a organização do Salão Mestre D’Armas convida o público para um encontro com os 20 artistas selecionados no edital lançado em dezembro de 2015.

A Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina convida para o 1º Salão Mestre D’Armas – Mostra de Arte Contemporânea, a ser realizada no Museu Histórico e Artístico de Planaltina com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, Secretaria da Cultura do DF e o apoio técnico do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

Foram contempladas as linguagens do desenho, da pintura, da escultura, do objeto, da fotografia, da vídeo-arte, da performance e da intervenção urbana. A seleção teve como critério o comprometimento com a inovação, a ousadia e a pesquisa de linguagens plásticas. Todos os participantes receberão o valor de três mil reais. Entre os selecionados três(3) artistas serão premiados com os valores de oito mil reais, seis mil reais e quatro mil reais relativos às colocações dos 1º, 2ª e 3º lugares da seleção. A premiação será anunciada durante a abertura do evento.

O júri do edital foi composto por Gisel Carriconde Azevedo, Bené Fonteles e Wagner Barja. Segundo Barja, todas as obras selecionadas atendem aos requisitos do edital e tem um alto nível de composição plástica . Ele acrescenta que a ideia de lançar o 1ª Salão Mestre D’Armas é boa porque desloca o circuito das artes do Plano Piloto para uma área regional histórica. Isso enaltece a cidade e o edital deve entrar para calendário de eventos da antiga Planaltina, por trazer o novo e também por aproximar, a contemporaneidade das tradições locais.

Por ter havido uma seleção coerente do júri, preocupado em exibir a excelência da produção do DF, e por reunir um time muito forte de artistas, esse evento é um marco importante para o desenvolvimento cultural de Planaltina. As formas de julgamento das obras foram bastante criteriosas e o conteúdo apresentado ultrapassou as expectativas do júri, que chegou a pensar em levar o conjunto todo para fora de Brasília. A abertura do Salão Mestre D’Armas vai inserir Planaltina no mapa das artes e valorizará, mais ainda, a cultura visual contemporânea de todo o Distrito Federal.

O objetivo da Associação dos Amigos do Centro Histórico é provocar a curiosidade dos moradores e estudantes da cidade de Planaltina e seu entorno para o conhecimento artístico e manter viva a tradição do local, que é reconhecido por ser um marco cultural de reconhecida importância nacional.

Artistas Selecionados

Adriana Vignoli, Bia Medeiros, César Becker, Cecília Bona, Cirilo Quartim, David Almeida, Fernando Aquino, Gabi, Glenio Lima, Iris Helena, João Angelini, João Quinto, Krishna Passos, Lucas Las-Casas, Márcio Mota, Matias Mesquita, Paul Setúbal, Raquel Nava, Renato Rios, Susana Dobal.

Serviço

Data: 23 de abril a 24 de junho

Hora: terça a domingo, das 8h às 18h

LocaL: Praça Salviano Guimarães, nº 24, Setor Tradicional, Planaltina/DF.

Informações: (61) 9279-0003

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário