Escritório modelo ajuda jovens advogadas a montar negócio próprio em Planaltina(DF)

Escritório Modelo ajuda jovens advogadas a montar negócio próprio em Planaltina

Brasília, 25/04/2016 – Com objetivo de advogar, inicialmente, apenas para ganhar a experiência exigida em muitos concursos públicos, as advogadas Naraly Galvan e Ludmila Andrade deram os primeiros passos no caminho da advocacia em 2014. Durante essa fase inicial, o Escritório Modelo da OAB do Distrito Federal foi fundamental no auxílio das jovens advogadas, que acabaram montando um escritório em Planaltina com apoio jurídico do projeto da Seccional.

Moradoras de Planaltina, amigas de infância e hoje sócias, Naraly e Ludmila, com apenas 26 anos, estão conquistando cada dia mais a confiança dos clientes e, com acompanhamento do Escritório Modelo, enfrentando adversidades. De acordo com Ludmila, o apoio da Ordem foi fundamental para superações de preconceitos diversos que permeiam o mundo da advocacia.

Ludmila“Infelizmente ainda enfrentamos dificuldades no mercado de trabalho, tanto pelo fato de sermos mulheres quanto em razão da idade. Em alguns casos temos dificuldades de conseguir fechar um contrato com um cliente, não porque não possuímos o conhecimento técnico, por conta da exigência do público que procura advogados mais experientes”, ressaltou.

Aos poucos, a ideia inicial, que antes era prestar concursos públicos, foi ficando cada dia mais distante. “A atividade cotidiana da advocacia é gratificante e vem dando retorno, o que tem nos afastado mais dos concursos públicos, e nos incentivado a persistir na advocacia”, afirmou Ludmila.

naralyPara Naraly, a advocacia sempre foi encarada como um desafio pelo fato de ser uma profissão dinâmica, com constantes mudanças e uma diversidade de áreas que devem ser estudadas e conhecidas. Esse, para ela, foi um fator motivador e ao mesmo tempo gerador de medos. “Me senti insegurança. Afinal, era jovem, mulher e recém formada – prestes a ingressar em um mercado de trabalho exigente e seletivo”. No entanto, ao receber a carteira da Ordem e conhecer a Casa, sentiu que teria apoio para os desafios.

“Me lembro até hoje do certo alívio que senti na solenidade de entrega de carteira da Ordem. Quando ouvi um componente da mesa informar que a OAB fornecia aos advogados iniciantes o acesso ao Escritório Modelo, onde profissionais estariam disponíveis para sanar dúvidas e nos prestar o auxílio jurídico necessário, foi um grande incentivo. Naquele momento sabia que teria a quem recorrer caso surgissem dúvidas. Isso nos encorajou”.

Auxílio a jovens advogados

O coordenador do Escritório Modelo, Hamilton Amoras, ressaltou que a proposta do projeto é auxiliar o advogado em início de carreira nas suas primeiras necessidades como profissional. “É uma iniciativa pioneira, já que nenhum outro órgão de classe tem ou teve esta preocupação. Além de oferecer toda a estrutura física necessária para o desempenho das atividades iniciais do advogado”, destacou.

hamilton1Os constantes resultados obtidos junto aos jovens advogados é uma das motivações e orgulho do coordenador. “Funcionamos como projeto embrionário de novas empresas, atuando como verdadeira incubadora de escritórios de advocacia. Auxilio que tem se tornado frequente e que nos deixa felizes e orgulhosos em participar da empreitada”.

Com o advento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e a obrigatoriedade da certificação digital para a maioria dos procedimentos de peticionar e consultar processos, o Escritório conta com um especialista nessa área, tornando-se, também, um centro de treinamento e tira-dúvidas.

Dúvidas contratuais, busca por medida judicial mais adequada a determinados casos concretos e assessoria contábil são alguns dos serviços que o Escritório oferece. O objetivo é motivar os advogados iniciantes e experientes a empreender na advocacia, incentivando-os a exercer a advocacia como profissionais autônomos ou a abrirem os seus escritórios.

escritório modelo2De acordo com Naraly, sempre que procurou ajuda no Escritório Modelo, o atendimento foi satisfatório. “Fomos bem atendidas e bem orientadas. Seja para sanar dúvidas na confecção de contratos ou para aplicar ao caso concreto a melhor solução jurídica”. Ela ressaltou ainda que uma das motivações para abertura do escritório veio do seu pai, que ao se aposentar decidiu tirar a carteira da Ordem e advogar junto com ela.

A jovem advogada Ludmila disse ainda que o suporte da OAB foi essencial para o encorajamento das duas sócias. Auxílios gratuitos sobre custos, marketing jurídico, planejamento e gestão do escritório foram também oferecidos às advogadas na fase inicial. “O escritório modelo da OAB/DF vem desempenhando papel fundamental para o desenvolvimento de nossas atividades”. Com informações da Comunicação Social – Jornalismo,Fotos: Valter Zica OAB/DF

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário