Toninho de Souza – 56 anos de Sobradinho-DF

TONINHO DE SOUZA – 56 ANOS DE SOBRADINHO

IMG_1669IMG_2720

O renomado Artista Toninho de Souza, está homenageando a cidade que ele viu nascer e crescer até os dias atuais.

Toninho de Souza é um artista baiano que chegou em Sobradinho com 9 anos de idade, transferido da Vila Amauri, hoje inundada pelo Lago Paranoá. Morou no Conjunto F da Quadra 7, no Conjunto B da Quadra 4 e hoje mantem um atelier na Quadra 8, ao lado da Galeria Vincent Van Gogh que está recebendo uma Mostra Comemorativa de 56 Anos de Sobradinho, de sua autoria. Ele que estudou na primeira turma da Escola da Quadra 6, na primeira turma do Ginásio e no Colégio de Sobradinho-DF.

Para quem não sabe, é o artista autor do monumento da Melancia (1988) que fica na Quadra 7, ao lado do Cartório Eleitoral e autor da escultura de aço vermelha que fica em frente ao Teatro de Sobradinho. Na década de 90, ficou conhecido na cidade pelo projeto das paradas de ônibus. Mas, o artista já era famoso fora do Brasil antes de ser conhecido em sua cidade. Naquele período, o artista já tinha exposto nas principais Capitais do Brasil e nas Capitais do México, da Inglaterra, da França e do Iraque.

Hoje sua obra se encontra em acervos particulares em mais de vinte países e a maioria das escolas públicas do DF, já fazem releitura de sua obra em projetos culturais em sala de aula, em conjunto com grandes mestres da pintura universal como Picasso, Van Gogh, Tarsila do Amaral, Portinari e outros renomados artistas nacionais e internacionais.

A mostra estará  aberta para visitação pública e grupos de escolas do DF, de 13 de maio, ás 10 horas da manhã,  até o dia 13 de julho de 2016.  A Galeria Vincent Van Gogh fica na Quadra 8 – Área Especial – Biblioteca Pública de Sobradinho das 8 às 22h. De segunda a sexta-feira. Entrada Franca – Censura Livre.O artista Toninho de Souza estará lançando uma “Noite de Autógrafos” de dois escritores. Convidou o escritor Pedro Lacerda, para lançar o livro “Açaí – A cidade que não amanheceu”, e os livros de sua autoria, “Toninho de Souza por Toninho de Souza e o Melantucanarismo”, às 19 horas do dia 13 de maio, na Biblioteca Pública de Sobradinho, no Espaço da Galeria Van Gogh. Quadra 8.

Acompanhe a cobertura da exposição do artista na 2 ª Edição Comemorativa dos 56 anos de Sobradinho ,  edição especial do Jornal Sobradinho Hoje.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário