homenagem4Em reunião do Conselho Pleno da Seccional, realizada no último dia 6 de outubro, a bacharel em Direito Maria Odete foi homenageada por sua história de persistência ao vencer adversidades e conseguir concluir o curso de graduação em Direito. Há sete anos vendendo churros a R$ 1, na Rodoviária do Plano Piloto, ela conseguiu concluir a graduação aos 46 anos, trabalhando 12 horas por dia para garantir o sustento da família e o pagamento da mensalidade da faculdade.

Ao iniciar a sessão, composta apenas por conselheiros da Seccional, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, chamou Maria Odete para receber, das mãos da diretoria da casa, o livro “Comentários ao Novo Código de Ética dos Advogados”, além de dar boas-vindas. Na ocasião, Costa Couto elogiou a determinação de Odete. “A advocacia precisa de pessoas determinadas, fortes e aguerridas”, disse.

homenagemA vice-presidente da Seccional, Daniela Teixeira, ressaltou aos conselheiros presentes as dificuldades superadas por Maria Odete. “Em meio a tantos exemplos ruins, esse é um exemplo que nos orgulha e nos enche de esperança. A gente costuma desistir das coisas por motivos tão pequenos. A história de vida e de luta da Odete é motivadora”, destacou Daniela.

Para Maria Odete, que esteve na sessão a convite da vice-presidente da Seccional, a homenagem foi inesperada e emocionante. “Senti que segui pelo caminho certo, que aqui é o meu lugar. A homenagem me surpreendeu, me pegou de surpresa. É uma casa muito acolhedora. Sai da sessão com uma energia muito boa”, destacou.

homenagem1O próximo desafio da nova bacharel em Direito, que colou grau no último dia 13 de setembro, é a prova da Ordem, que ocorrerá no dia 27 de novembro. Vinda de Araçuaí, no interior de Minas Gerais, há pouco mais de sete anos, Maria Odete decidiu, ao chegar na capital, seguir com os estudos. Nesse período, concluiu o Ensino Médio e o curso de Direito em uma faculdade particular.

“Quando vim para Brasília resolvi recomeçar. A vontade de vencer e fazer um curso de nível superior era muita. Escolhi Direito por ser uma profissão com ampla área de atuação e que não fecha portas por conta da idade. Sempre quis também fazer concurso público para trabalhar no Ministério Público”, explicou.

homenagem2Após a conclusão do curso, no último mês, Maria Odete ganhou uma bolsa de pós-graduação na Fundação Escola Superior do Ministério Público do DF e Territórios. De acordo com ela, essa bolsa ajudará em sua próxima meta, que é passar em um concurso público do Ministério Público.

 

 

Foto: Valter Zica