Major Genilson assume o comando do 14 º BPM de Planaltina-DF

Genilson Alves Duarte – Major do Quadro de Oficiais Policiais Militares combatentes da PMDF; Nasceu em Sobradinho-DF em 16 de janeiro de 1972; morador de Planaltina-DF há 44 anos, sempre estudando em escolas públicas, conclui o ensino médio no Centro Educacional 01 (Centrão) em 1993. Atuou nas categorias de base do antigo Planaltina Esporte Clube (PEC), sendo profissionalizado como atleta de futebol aos 17 anos; em 1991 ingressou na PMDF como soldado e em 1994, sendo aprovado no vestibular da Universidade de Brasilia (UNB), para o cargo de oficial da Polícia Militar do D.F. Há 25 anos na Corporação, depois de passagens pelas Unidades Policiais da Papuda/São Sebastião, Companhia do Congresso Nacional, Paranoá, Casa Militar, Comando Metropolitano e Sobradinho, assumiu em dezembro, o Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar. O Major Genilson possui como formação Mestrado em Ciência Política (Unieuro); Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior (ISCP-PMDF); Pós-Graduado em Polícia Comunitária (UNISUL); Especialista em Gestão de Segurança Pùblica (ISCP-PMDF); Bacharel em Segurança Pública (ISCP-PMDF) e Professor de Futebol Profissional – CREF-DF 011785-P/DF. Filho de dona Maria das Dores Alves de Macêdo e Otacilio Duarte Matos, sétimo filho de uma família de oito irmãos. É casado com a senhora Patricia Malheiros de Melo Duarte e tem três filhos: Luís Eduardo, Maria Luísa e Miguel.
Torcedor do Flamengo, Católico.
Blogdofernandocorrea.com – Quais suas principais estratégias – do ponto de vista operacional – para combater a criminalidade em Planaltina?
A nossa política de comando esta diretamente ligada à estratégia de atuação da polícia militar.
Assegurada a vinculação a essas diretrizes superiores, os comandos operacionais poderão desenvolver ações próprias de emprego operacional, visando à redução dos índices de criminalidades locais, observando a dinâmica e cenário de violência e criminalidade de cada região. É possível afirmar que Planaltina possui características comuns de violência e criminalidade observadas em outras regiões. Sabe-se hoje que o crime com maior incidência hoje no DF é o roubo a transeunte, tendo o celular como principal objeto furtado/roubado.
Portanto, sem esquecer todas as outras demandas preventivas e repressivas, o nosso foco hoje é a redução dessa modalidade criminosa. Para tanto, estamos atuando de forma intensificada na área central da cidade, com policiamento motorizado quatro rodas, motociclístico e também com guarnições a pé (Cosme Damião). Essa região é a que concentra o maior índice de furto/roubo a transeuntes da cidade. Para a nossa região periférica,  a região do Buritis I, II, III e IV, Região do Arapoanga, Vale do Amanhecer, Jardim Roriz, Região das Estâncias, Vila de Fátima, Setor Tradicional, Vila Vicentina e outros pequenos bairros, também recebe diariamente equipes de policiamento motorizadas, bem como modalidades específicas de policiamento. Além disso, empregamos o serviço de inteligência no levantamento, acompanhamento e apoio operacional às equipes, normalmente associado às equipes de patrulhamento tático que atuam em situações de maior complexidade.
Blogdofernandocorrea.com – Quais as maiores dificuldades para mudar o quadro crescente de violência na cidade?
Muitos fatores influenciam no aumento da incidência criminal em nossa cidade. Fatores sócio-econômicos, culturais, entre outros. Como todas as outras regiões administrativas, Planaltina sofreu um crescimento urbano desorganizado e acelerado, trazendo sérias conseqüências para a ordem pública e em especial para segurança publica. A crise econômica atual também atingiu as corporações de segurança da cidade. Vivemos uma crise que não nos permitiu contratar pessoal e renovar as fileiras da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Só a titulo de exemplo, a PMDF atuou na Copa do Mundo com cerca 15.000 homens. Hoje, temos aproximadamente 13.000 policiais no efetivo. Essa perda de efetivo é inversamente proporcional ao nosso crescimento populacional. Some-se a isso a anexação de duas novas áreas urbanas à nossa área de responsabilidade operacional: Nova Petrópolis e Região da Pedra Fundamental. Questões que envolvem a nossa logística também criaram alguns desafios para a nossa Unidade, tais como manutenção de viaturas e outros equipamentos típicos do serviço operacional, porém, o GDF e PMDF, vem somando esforços no sentido de dotar toda a Corporação com a estrutura necessária para que nossos policiais militares possam desempenhar suas atividades com equipamentos de qualidade e oferecer segurança concreta à nossa comunidade.
Blogdofernandocorrea.com – Como pretende manter o relacionamento entre a Polícia e a Comunidade, especialmente nas relações com lideranças e entidades locais?
Sou morador de nossa cidade. Conheço praticamente todas as lideranças locais. Temos um excelente relacionamento com os empresários locais, lideranças religiosas, associações de classe, associações de moradores, meio estudantil, esportivo e cultural da cidade. Acredito que a relação será a mais respeitosa e amistosa possível. A Polícia Militar trabalha sob a égide da Filosofia de Polícia Comunitária que, entre outras questões, possui como premissa a aproximação da polícia com a comunidade por meio de projetos comunitários, planejamento operacional em conjunto com a comunidade e responsabilização de todos os seguimentos sociais, em relação a preservação da ordem pública, conforme preceito constitucional. O 14º Batalhão de Polícia Militar possui um programa comunitário desenvolvido dentro da Unidade e em outros quatro bairros. O 14º.Comunidade(14º.com). A comunidade é atendida por meio de atividades esportivas (artes marciais e escolinha de futebol e ainda ginástica comunitária). Além disso, participamos ativamente de atividades sociais na rede de ensino da cidade por meio de palestras de divulgação de ações preventivas e orientação sobre prevenção ao uso de drogas e de como agir em situações de risco, prevenção à violência. Em 2016 atendemos nos projetos um público fixo de cerca de 1200 pessoas e flutuante de 10.000 pessoas. Diria que a comunidade de Planaltina é parte integrante das atividades diárias de nossa polícia militar e isso muito nos orgulha.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário