ENTREVISTA / TAMARA SOUZA Diretora do Colégio Projeção de Sobradinho-DF

Diretora do Colégio Projeção de Sobradinho fala sobre investimentos feitos pelo Grupo Projeção na localidade, beneficiando moradores da região norte do DF
“Educar é mais do que um trabalho.Vai além do ideal de uma profissão”
Educar é mais do que um trabalho. Vai além do ideal de uma profissão. É parecido com o sonho que invade a alma e ilumina o pensamento, dando forças para que a missão seja concretizada, independen-temente dos limites e das dificuldades. Assim nasceu o Projeção. Emergindo do ideal de fazer da educação um caminho para construir uma sociedade capaz de acolher a todos os cidadãos, dando-lhes condições para viverem felizes. O Projeção tem uma história singular; ela é maior do que a própria idade da instituição e remonta ao início da década de 60 quando seu então “futuro fundador”, o professor Oswaldo Luiz  Saenger, já atuava como alfabetizador de adultos nos idos de 1964. O sonho de criar uma instituição de ensino que pudesse mudar a vida das pessoas  transformou-se em realidade a partir dos anos 70. A primeira escola para crianças e adolescentes foi fundada em 1977 com a criação do Centro Educacional Projeção, sediado em Taguatinga nas instalações do COT (Círculo Operário de Taguatinga ).
No início, o Colégio Projeção tinha matriculados em suas oito séries do Ensino Fundamental  apenas 84 alunos. Mesmo assim, com muito empenho e dedicação, as naturais dificuldades foram superadas e sua proposta educacional consolidada e reconhecida pela comunidade, permitindo, ainda nos primeiros anos, a concretização do sonho da sede própria e a fundação de novas unidades. A partir da criação da escola em Taguatinga, vieram outras: Guará, em 1982 (a primeira sede própria); Asa Norte, em 1985, a partir da aquisição da escola “Caminho Feliz”.
O Projeção sempre teve um caráter dinâmico e procurou oferecer o melhor para seus alunos. Para demonstrar essas habilidades de forma mais ousada e concreta, em 1994, foi construída a sede própria em Taguatinga, cidade fundacional do Projeção. As obras duraram pouco mais de um ano e hoje o Grupo Projeção dispõe de excelente infraestrutura, arquitetura moderna, com instalações  perfeitas para o desenvolvimento do processo educacional. O próximo grande salto seria dado no ano 2.000, quando foi fundada, como parte do Grupo, a Faculdade Projeção.
O crescimento e consolidação se dariam ao longo da década. Em 2004, mais uma nova unidade de educação superior surgia; desta vez no Guará. Dois anos depois, em 2006, o Ensino Superior  Projeção chegava ao Plano Piloto, na Asa Norte, oferecendo  cursos de Pós-Graduação. Em 2009, o Grupo alcança Ceilândia, ao incorporar a antiga Faculdade Cenecista de Brasília, hoje Faculdade Projeção de Ceilândia.
No final do mesmo ano, outra incorporação faria o Projeção chegar a Sobradinho: a então ESPAM (Escola Superior Professor Paulo Martins), foi adquirida. Em 2014, mais uma unidade de educação superior foi incorporada ao Grupo: a FAJESU (antiga Faculdade Jesus Maria José), em Taguatinga Norte. A nova unidade tornou-se primeiramente FAJESU-Projeção e, consolidada, transformou-se então em Faculdade Projeção de Taguatinga Norte. Atualmente a Educação Superior do Grupo Projeção oferece 20 cursos de graduação distribuídos por cinco unidades: Taguatinga, Taguatinga Norte, Guará, Ceilândia  e Sobradinho. Na Educação Básica, duas novas unidades foram incorporadas em 2015: o colégio PROJEÇÃO-Sete Estrelas, em Sobradinho; e o Colégio PROJEÇÃO-Santa Terezinha, em Taguatinga Norte. Assim, são cinco unidades de Educação Superior (Taguatinga, Taguatinga Norte, Guará, Ceilândia e Sobradinho) e cinco de Educação Básica (Taguatinga, Taguatinga Norte, Guará I, Guará II e Sobradinho). Os 39 anos de história do Projeção são marcados, sobretudo, pelo reinvestimento permanente das receitas geradas pela atividade educacional na própria instituição. Como dito com frequência por seu fundador, “o Projeção é para Sempre”.
UNIPROJEÇÃO: A transformação em Centro Universitário
No dia 22 de junho de 2016, portaria  do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União, confirmou a transformação da Faculdade Projeção em Centro Universitário; uma das maiores conquistas do Grupo Projeção. A partir deste dia, em um reconhecimento por décadas de trabalho, dedicação e seriedade, a Faculdade Projeção passou a ser UniPROJEÇÃO.A partir dessa história de sucesso , de um grupo educacional que se expandiu em todo o Distrito Federal, a equipe do Jornal Sobradinho Hoje ouve a diretora do Colégio Projeção de Sobradinho, que relata a incorporação do Colégio Sete Estrelas pelo Grupo Projeção, trazendo para a região a larga experiência na área do ensino e os investimentos financeiros.
A diretora do Colégio Projeção de Sobradinho é a  professora Tamara Souza, Especialista em Administração Escolar, graduada em Pedagogia e graduanda em Administração.
Na área educacional, possui experiência como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além da atual gestão da direção do Colégio Projeção Unidade Sobradinho, onde tem a oportunidade de atuar com crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio. Focos de atuação: gestão pedagógica, gestão escolar, administração escolar, formação de professores, processo de ensino e aprendizagem.
Jornal Sobradinho Hoje – Muitas pessoas na região de Sobradinho e Planaltina não sabem ainda  da incorporação do antigo Sete Estrelas  , agora como Colégio Projeção, ao Grupo Projeção. Como se deu essa negociação  ?
Tamara Souza -Em outubro de 2015, como parte do planejamento estratégico do Grupo Projeção, duas novas escolas foram incorporadas à rede de unidades da Educação Básica, que já tinha, à época, as unidades Taguatinga Norte I, Guará I e Guará II. O Centro Educacional Sete Estrelas foi uma das escolas incorporadas em 2015, juntamente com o Colégio Santa Terezinha, hoje, Unidade Taguatinga Norte II. Com 30 anos de atuação em Sobradinho na área educacional e já parceira do grupo no uso compartilhado do prédio com a Faculdade Projeção Sobradinho, a negociação com as fundadoras do Sete Estrelas foi muito tranquila, harmoniosa e de acordo com o projeto de expansão do Grupo Projeção, que tem como lema do seu fundador “ser para sempre” e, ainda, almejando poder estar cada vez mais nas cidades- satélites do DF e proporcionando educação de qualidade para todos.
Jornal Sobradinho Hoje – Como os pais e alunos antigos reagiram à vinda do Projeção para a cidade  ?
Tamara Souza -Reagiram muito positivamente, com curiosidade sobre as novidades, mas, claro, ansiosos por compreender como se daria todo o processo. Os pais acolheram bem a escola e toda a equipe do Projeção e, claro, somos muito gratos por isso. Eles foram receptivos, participaram das reuniões de apresentação da proposta pedagógica, esclareceram suas dúvidas e assim, tiveram oportunidade de compreender a forma como trabalhamos e fazemos educação.
Jornal Sobradinho Hoje –  Quais as mudanças foram implementadas no Colégio e quais as faixas de ensino o  Colégio atende atualmente ?
Tamara Souza -As mudanças na estrutura física foram muitas, mas, o maior impacto dar-se-á na proposta pedagógica e em todos os documentos institucionais que norteiam a gestão. Cito, como exemplo, a revisão do próprio projeto político pedagógico e do regimento escolar, além de todos os materiais necessários para o fazer pedagógico docente, como a atualização e revisão dos PPPDS – projetos pedagógicos da prática docente, que possibilitam, aos professores, elaborarem seus planos de ensino e de aula de forma criteriosa, planejada e cuidadosa.
Além disso, comento, ainda, as reformas e reparos em gerais; novos ambientes administrativos; atualização dos laboratórios de informática; criação de um laboratório de ciências e compra de material de ponta para as práticas laboratoriais; atualização do acervo da sala de leitur; nova estrutura para a brinquedoteca da educação infantil; aquisição de novos quadros e todo o material tecnológico e didático pedagógico para proporcionar, aos alunos e professores, aulas inovadoras e que coloquem os nossos estudantes como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. A unidade de Sobradinho oferece da educação infantil (maternal I – 2 anos) ao Ensino Médio, além dos cursos de graduação ofertados pela FAPRO.
Jornal Sobradinho Hoje  – Apesar da enorme experiência na área do ensino, não causou preocupação ao Grupo Projeção disputar mercado com escolas tradicionais que atuam há vários anos na região?
Tamara Souza -A palavra preocupação talvez seja um pouco forte, pois temos muita confiança na nossa proposta pedagógica, nos projetos desenvolvidos por toda a equipe multidisciplinar que compõe a gestão da escola, com coordenações pedagógicas, coordenação disciplinar e psicologia escolar, além da direção administrativa e pedagógica. Entretanto, temos, sem dúvida, uma responsabilidade ainda maior na região, sobretudo em respeito à tradição das antigas escolas e do trabalho que também desenvolvem há anos em Sobradinho e região. Cabe ressaltar que todos os projetos que são desenvolvidos em nossa unidade são embasados teoricamente, com propostas bem definidas, objetivos claros e visando as competências e habilidades necessárias para a formação das crianças e dos jovens para o mercado de trabalho e, mais ainda, para a vida.
Alguns projetos desenvolvidos na unidade:
– Projelê – Projeto de leitura;
– Festa da Família;
– Projeto ENEM;
– Simulados preparatórios para PAS, ENEM e demais vestibulares;
– Projetar – Projeto de Vida dos estudantes;
– Orientação vocacional e profissional;
– Orientação de estudos e adaptação escolar;
– Momentos Cívicos;
– Projetando Conhecimento;
– Gincana GINPRO;
– Formaturas;
– Saídas pedagógicas;
– Preserve;
– Eu tenho atitude sustentável, entre outros.
Jornal Sobradinho Hoje – Acredita que, além de Sobradinho, Sobradinho II,  Planaltina e condomínios serão beneficiados em que medida com a vinda do Colégio Projeção?
Tamara Souza -Sem dúvida! É mais uma escola próxima às cidades e aos condomínios da região, possibilitando, assim, a oportunidade de escolha, dos pais e alunos, por uma escola mais perto de suas residências e que, sobretudo, ofereça uma educação de qualidade, pautada em novas metodologias de ensino, com uma proposta pedagógica sólida e consistente, preocupada com a formação continuada do professorado, com os investimentos necessários para inovar em sala de aula e atenta às mudanças e transformações na educação.
Equipe Diretiva da Unidade:
Diretora – Tamara Souza
Coordenadora Pedagógica – Érica Asfor
Coordenador Pedagógico – Wellington Fontes
Coordenadora Disciplinar – Rosangela Bezerra
Psicóloga Escolar – Elaine Friedrich
Endereço: Quadra 14, Área Especial 21 – Sobradinho
Telefone: 61-35914838

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário