Diversas atividades marcam a Semana do Meio Ambiente para as crianças da LBV

Conexão direta com a Natureza
 
 
Brasília, DF – Para refletir sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho, a Legião da Boa Vontade (LBV), promoveu em todas as suas mais de 80 unidades socioeducacionais diversas atividades relacionadas à data.
 
No Distrito Federal no dia 6 de junho, pela manhã, crianças de 3 a 5 anos atendidas na Escola de Educação Infantil da LBV visitaram uma minifazenda educativa em Vicente Pires.A ansiedade dos pequeninos com o passeio era visível. No local, puderam se conectar com a natureza e conhecer o clima saudável dos sítios de antigamente. Os pequenos também puderam alimentar e acariciar os bichos,com a ajuda dos monitores; conhecero berçário de filhotes e conhecer mais sobre o bioma do cerrado, sua fauna e flora.
A pequena Maria Eduarda de 5 anos, atendida pela LBV, disse: “Eu conheci a cabra, a árvore que tem a casinha de um passarinho, o João-de-barro, e comi mexerica com meus amigos.”
 
“As crianças têm que ter acesso a esses espaços porque hoje a gente vive nos meios urbanos, só concreto, e se não dermos essa oportunidade eles não vão conhecer. As crianças ficaram surpresas com os animais, a cabra, as vacas. Fiquei muito feliz com a vista das crianças da LBV aqui. ”Declarou Francinete Alves Medeiros da Silva proprietária da Minifazenda.
 
Na quarta-feira, 7, as atividades também se estenderam aos meninos e meninas com idade entre 6 e 15 anos atendidas no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, no contraturno escolar, dentro do programa Criança: Futuro no Presente!.Os pequenos tiveram uma aula de educação ambiental no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com a especialista em botânica da Universidade de Brasília (UNB), a bióloga Cássia Beatriz Rodrigues Munhoz.
 
Além de descobrirem que o Parque da Cidade é considerado o maior parque urbano do mundo, com 420 hectares, os atendidos conheceram a grande diversidade de árvores e as diversas espécies de animais presentes no lago.
“As crianças são formadoras de opinião sempre, elas têm o poder de levar esse conhecimento às suas famílias, principalmente a essas famílias que têm menos acesso às informações. E a LBV levando essas crianças para ter acesso a pessoas que possam passar outros tipos de informações, proporciona a elas uma melhor atuação na sociedade no futuro.” Disse a especialista em botânica Cássia Beatriz
.
Na quinta-feira, 8, para encerrar o ciclo de atividades pela Semana Mundial do Meio Ambiente, as crianças e adolescentes atendidos no Centro Comunitário da LBV ainda visitaram o Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico Águas Claras. Lá a conexão direta com a natureza também foi marcante. As crianças percorreram as trilhas monitoradas por técnicos do Instituto Brasília Ambiental e puderam ver de perto algumas espécies características da região, como saguis, micos, peixes e várias aves.
 
No parque, no Museu de Biodiversidade do Cerrado, uma das atrações bastante curiosas para os pequenos foi o acervo de animais taxidermizados (empalhados), para aguçar a curiosidade os sons dos animais da fauna do cerrado expostos no local são reproduzidos em um equipamento multimídia. Ainda tiveram uma aula com medidas de educação ambiental básicas como por exemplo, uso consciente da água e a proteção de suas nascentes. Para finalizar a visita os pequenos visitantes ainda participaram de uma oficina para aprenderem a fabricar papel a partir de jornais.
Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade atua, desde os seus primórdios, promovendo ações socioambientais para crianças, jovens, adultos e idosos. Em seus Centros Comunitários, Escolas e Lares para idosos, a LBV realiza palestras, oficinas lúdicas e atividades práticas sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Temas como reciclagem, separação seletiva do lixo, não desperdício de água e cultivo de plantas estão sempre presentes.
 
Conheça as unidades no Distrito Federal. O Centro Comunitário de Assistência Social, está localizado no SGAS 915, lote 74 (ao lado do Templo da Boa Vontade), o telefone para contato é: (61) 3410-6015. Já Escola de Educação Infantil, da LBV localiza-se na Colônia Agrícola Samambaia Chácara, 40 – Lote 1 e 2. Informações: (61) 3410-6025.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário