Vem aí a 4ª Feira da Colônia, em Planaltina(DF)

Evento ocorre no sábado (5) e no domingo (6) e abre temporada de visitas ao Circuito Rajadinha. Iniciativa é uma forma de impulsionar a venda de produtos da região, com destaque para plantas ornamentais e orgânicos

4ª Feira da Colônia, que abre a temporada de visitação ao Circuito Rajadinha, em Planaltina, ocorre mais cedo neste ano — em 5 e 6 de agosto. Como nas edições anteriores, o evento é sediado no Sítio Florida, no Núcleo Rural Rajadinha I.

Evento ocorre no sábado (5) e no domingo (6) e abre temporada de visitas ao Circuito Rajadinha. Iniciativa é uma forma de impulsionar a venda de produtos da região, com destaque para plantas ornamentais e orgânicos.
Evento ocorre no sábado (5) e no domingo (6) e abre temporada de visitas ao Circuito Rajadinha. Iniciativa é uma forma de impulsionar a venda de produtos da região, com destaque para plantas ornamentais e orgânicos. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A iniciativa é uma forma de o público conhecer o que é produzido nas propriedades da região, como plantas ornamentais e produtos orgânicos, por meio do turismo rural.

A programação inclui visitação às chácaras participantes do circuito, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita. Além disso, nos dois dias será servido um café da manhã rural no Sítio Flora Brasília, também em Rajadinha I, das 7h30 às 11 horas.

Entre os pontos fortes da Feira da Colônia está o incentivo à compra direta do produtor. “Um dos gargalos da agricultura familiar é a comercialização. O turismo ajuda a divulgar a produção”, explica a idealizadora do Circuito Rajadinha e turismóloga da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), Zaida Regina.

A organização do evento recomenda que o público leve dinheiro em espécie, porque a maioria dos produtores não aceita cartão.

Contato direto na Feira da Colônia fideliza clientela

A feira é também um momento de troca de conhecimento. “Os visitantes não vêm só pela compra, aproveitam também para conversar com o produtor sobre os cuidados que a planta exige”, afirma Zaida.

Em outras situações, o contato entre agricultor e comprador permite o melhor entendimento do processo produtivo. “O produtor pode explicar por que alguma planta é cara — algumas espécies demoram 15 anos para chegar ao ponto de venda.”

O produtor rural José Pinheiro Ribeiro, de 45 anos, participa da programação da Feira da Colônia e do Circuito Rajadinha como forma de divulgar a produção de orgânicos. “Vou mais pelo conhecimento, não tanto pela venda”, defende.

Ribeiro explica que ainda há muita informação distorcida sobre o que são os orgânicos. “Tem muita gente que acha que hidropônico é a mesma coisa que orgânico. Aproveito a oportunidade para tirar dúvidas”, conta.

programação da 4ª Feira da Colônia 2017 Planaltina

Nos dois dias da feira, o público pode visitar algumas das 10 chácaras que fazem parte do Circuito Rajadinha. Para isso, é necessário fazer inscrição no estande da Emater-DF. Serão duas saídas por dia, uma de manhã e outra à noite, em veículo do órgão.

A média de visitação à Feira da Colônia é de 800 pessoas por dia. Em anos anteriores, a festa ocorria em setembro, mas a crise hídrica forçou a antecipação do evento como forma de não comprometer o abastecimento de água nas propriedades do núcleo rural.

O que é o Circuito Rajadinha

O Circuito Rajadinha é o primeiro circuito turístico do projeto Caminhos Rurais do DF. A iniciativa é da Emater em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa).

Além do fim de semana, as dez propriedades participantes estão abertas para visitas agendadas por qualquer pessoa ou grupo até 15 de novembro. É preciso agendar a visita ao Circuito Rajadinha. Interessados podem ligar para um dos dez agricultores.

Mapa das chácaras do Circuito Rajadinha

4ª Feira da Colônia

5 e 6 de agosto

Das 8 às 18 horas

No Núcleo Rural Rajadinha I, em Planaltina

Entrada gratuita

MARYNA LACERDA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA///EDIÇÃO: MARINA MERCANTE

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário