Brasília ganha Centro de Economia Popular e Solidária

Iniciativa da Secretaria Adjunta do Trabalho busca fomentar o empreendedorismo, gerar renda e criar empregos. A inauguração está marcada para 31 de agosto  

 

Uma importante entrega para a população do Distrito Federal está chegando! Dia 31 de agosto, às 8h, é a inauguração do Centro de Economia Popular e Solidária (CEPES), uma iniciativa da Secretaria Adjunta do Trabalho (Seatrab) do Distrito Federal (DF) para incentivar o empreendedorismo, fomentar o mercado e gerar novas vagas de empregos. Ao lado do Prospera, programa de microcrédito para investimento urbano e rural, que só neste ano entregou R$ 4,7 milhões, será mais uma importante ação do governo para desenvolver empreendimentos econômicos solidários. Na mesma data será a assinatura do decreto que regulamenta a lei de economia popular e solidária, uma reivindicação antiga finalmente atendida.

 

O CEPES servirá como referência para a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Além disso, possibilitará formar e capacitar tecnicamente os trabalhadores dos empreendimentos, por meios de parcerias com instituições.

 

Uma das tarefas do Centro Público será apresentar a economia solidária, o cooperativismo e o associativismo como alternativas de geração de trabalho e renda, prestando atendimento e orientação aos cidadãos interessados. “O CEPES é um importante espaço para realizar atividades, capacitações, palestras, seminários, entre outros que promovam e divulguem a economia solidária. O espaço foi criado para atender os que promovem e fomentam as ações desse segmento, é um passo muito importante da nossa secretaria para a capacitação e geração de emprego e renda”, explica Thiago Jarjour, Secretário Adjunto do Trabalho.

 

O Centro também será uma alternativa para integrar os diversos empreendimentos, potencializando o crescimento da economia solidária como alternativa social e econômica. É por meio do CEPES que será feito o cadastro dos empreendimentos no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL).

 

Definição

Segundo Paul Singer, professor aposentado da Faculdade de Economia e Administração da USP, economia solidária é um modo de produção que se caracteriza pela igualdade, tendo a produção como posse coletiva dos que trabalham. “Os empreendimentos desse segmento são geridos pelos próprios trabalhadores coletivamente de forma inteiramente democrática. Isso quer dizer que cada sócio, cada membro do empreendimento tem direito a um voto”, explicou.

 

 

Serviço:

Inauguração do Centro Economia Popular e Solidária

 

Dia: 31 de agosto de 2017

Hora: 8h

Local: SCN, Quadra 1, Bloco D, Térreo, Galeria Oeste – Asa Norte.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário