‘Que escola queremos?’ é tema de debate nesta quinta-feira (31)

Educação é o tema do próximo “Diálogos Inspiradores”, evento que acontece nesta quinta-feira (31), às 20h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Participam do encontro, mediado pelo jornalista Estevão Damásio, o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; a educadora Gisele Gama; a professora Gina Ponte e a diretora do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Rosilene Corrêa.

O projeto “Diálogos Inspiradores” abrange um ciclo de debates com a proposta “Brasília, a cidade que queremos”. A intenção é estimular o diálogo entre lideranças, população, gestores e representantes políticos sobre temáticas que interessam à cidade. Nessa linha, no assunto desta semana, a educação, os convidados vão explorar a proposta “Que escola temos? Que escola desejamos?”. Durante o evento, o público poderá encaminhar perguntas aos convidados.

Educação transformadora – Na ocasião, a professora Gina Ponte vai relatar sua experiência, marcada pela educação transformadora. Em Ceilândia, onde leciona no Centro de Ensino Fundamental 12, ela desenvolveu com seus alunos o projeto “Mulheres Inspiradoras”. Por meio da leitura de obras em que as protagonistas são mulheres, como “Eu sou Malala”, da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, e “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, da brasileira Carolina Maria de Jesus, Gina narra que seus alunos revelaram, em dissertações, uma mudança na forma de pensar.

Segundo a professora, as meninas perceberam que existem outras referências femininas e que “elas não são obrigadas a reproduzir o padrão imposto do símbolo sexual”. A atividade proporcionou aos meninos, acredita Gina, a apreensão de uma cultura de não-violência contra a mulher. “É emocionante ver o poder transformador”, relata.

Participação – No primeiro encontro do “Diálogos Inspiradores”, em abril, o senador Cristovam Buarque, a jornalista Dad Squarisi e o poeta Nicholas Behr abordaram o tema “É possível refundar Brasília?”. Em maio, o projeto tratou sobre a segurança pública. Nesta quinta-feira (31), para facilitar a participação da comunidade no debate, a Câmara Legislativa vai liberar o acesso à garagem interna da Casa.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário