CLDF dedica dia inteiro à alimentação saudável

 

Um dia inteiro dedicado à alimentação saudável. É o que propõe, para esta sexta-feira (1º), a Frente Parlamentar para a Promoção do Desenvolvimento Social do DF da Câmara Legislativa. Aula-show de cozinha, barracas sensoriais, degustação de produtos do Cerrado, atividades na horta da CLDF, além de debates e oficinas, fazem parte do evento, que integra a programação da “Virada do Cerrado”.

As atividades do “Seminário Alimentação Saudável” (veja abaixo) começam na Praça do Servidor, espaço de convivência do Legislativo local. Além da colheita de hortaliças e replantio da horta, haverá barracas nas quais o público poderá conhecer, experimentar e aprender sobre diversos alimentos. Também serão apresentados projetos, atividades e campanhas governamentais voltados ao tema e iniciativas da sociedade civil, como E-Cozinha e Gastronomia Social.

Está prevista uma oficina na qual o público aprenderá a produzir xampu utilizando ervas medicinais colhidas na horta. Ao mesmo tempo, a Frente Parlamentar Ambientalista da CLDF tratará do “Pacto pela Água no DF”, enquanto o Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa (Labhinova) promoverá rodas de conversa sobre leis e projetos em tramitação na Casa, referentes ao tema do seminário.

Aula-show – A tarde será dedicada a debates, reflexões e experiências, bem como a uma aula-show do professor Marcos Lelis, do IESB, especialista em alimentação saudável, na qual serão preparados dois pratos com plantas alimentícias não convencionais (pancs) e alimentos nativos do Cerrado. E dois temas estarão em discussão: saúde e sustentabilidade ambiental, e agricultura urbana e periurbana.

A ideia da frente parlamentar, com a realização do seminário, é “promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população do DF”. Neste sentido, serão realizados debates sobre alimentação adequada e saudável, assim como divulgadas experiências de agricultura urbana. O evento pretende incentivar o consumo de alimentos in natura e menos processados; promover o conhecimento dos alimentos do Cerrado, sua diversidade e seu potencial nutricional; e difundir as sabedorias tradicionais sobre ervas medicinais e sobre as pancs.

O seminário é aberto a todos os interessados: profissionais de saúde e nutrição, agentes públicos, educadores, produtores de alimentos, profissionais de gastronomia, pesquisadores, servidores, estudantes e a comunidade em geral. São parceiros do evento a Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, a Emater e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF.

Mobilização – O “Seminário Alimentação Saudável”, na CLDF, é uma das atividades do programa colaborativo “Virada do Cerrado” – mobilização para a educação ambiental que realiza atividades integrando o Distrito Federal em um grande movimento pela sustentabilidade, destacando boas experiências e melhores práticas. Água é o tema deste ano, focando em soluções para assegurar a disponibilidade hídrica. A “Virada do Cerrado” acontece de 1º a 3 de setembro.

Seminário Alimentação Saudável

Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal

Data:  1º de setembro (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h30 e 14h30 às 18h30

Entrada franca

9h – 12h30 – Horta do Servidor / Barracas Sensoriais / Políticas Públicas

Sociedade Civil / Oficina de produção de xampu / “Pacto pela Água no DF” / Labhinova – Laboratório Hacker de Inovação da CLDF

14h30 – Aula-Show do professor Marcos Lelis, especialista em alimentação saudável

15h30 – Debate: “Saúde e sustentabilidade ambiental do alimento que chega à nossa mesa”

17h – Debate: “Agricultura urbana e periurbana no DF – Resultados e Desafios”

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário