Pedida a prisão de Joesley, Saud e Miller junto ao Supremo Tribunal Federal

PGR pede a prisão de Joesley, Saud e Miller ao STF

O pedido de prisão do empresário e dono do grupo J&F, Joesley Batista, foi encaminhado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta sexta-feira (8), ao Supremo Tribunal Federal (STF). O documento será analisado pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no STF. O pedido de prisão foi feito por meio de uma ação cautelar, e inclui os nomes de Ricardo Saud, executivo da empresa; e do ex-procurador da República, Marcelo Miller. Todo o processo está sob sigilo e, nem o Supremo, nem a PGR confirmam oficialmente.

Caso o ministro Edson Fachin acate o pedido, o acordo de delação premiada estabelecido entre a JBS e a Procuradoria-Geral da República será anulado. De acordo com o acertado para a delação, se o colaborador mentisse ou omitisse, se sonegasse ou destruísse provas, ele perderia a eficácia. Sobre a validade das provas apresentadas, mesmo se os termos da delação forem suspensos, continuarão valendo.

A prisão preventiva já vinha sendo analisada por Rodrigo Janot desde o vazamento de áudios com os envolvidos. Nessa quinta-feira (7), os executivos prestaram depoimento à PGR, mas não convenceram. A avaliação na instituição é de que o discurso era somente para manter a validade do acordo.

Miller teria favorecido a JBS com uso de informações privilegiadas que possui por ter integrado a equipe de Janot e pode ter incorrido no crime de obstrução de justiça e tráfico de influência.

A PGR também suspeita que o ex-procurador da República Marcelo Miller atuou como “agente duplo” durante o processo de delação. Ele estava na procuradoria no período das negociações e deixou o cargo para atuar em um escritório de advocacia em favor da J&F.

Em uma das conversas, Joesley e Saud afirmam que atuariam para usar o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo com objetivo de atingir ministros da Suprema Corte. A ideia era gravar uma conversa com Cardozo na tentativa de identificar os ministros sobre os quais ele poderia ter influência. “Depois vamos botar tudo na conta do Zé”, diz Joesley no áudio divulgado pelo STF.

Por meio de sua assessoria, a J&F disse desconhecer até o momento a informação sobre o pedido de prisão de Joesley e de Ricardo Saud.

 

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário