O Ministério Público lançou na manhã desta terça-feira (12) a campanha Todos Juntos Contra Corrupção, na sede do Conselho Nacional da entidade, em Brasília. A ação é uma iniciativa de várias instituições sob coordenação do CNMP. No lançamento, procuradores anunciaram editais para selecionar iniciativas educacionais para promoção da cidadania e de uma cultura de intolerância à corrupção.

Rodrigo Janot em sua ultima semana como procurador geral da republica, participa na sede do Conselho Nacional do Ministerio Publico ,do lancamento da campanha todos contra a corrupcao , nesta terca feira 12/09/2017. Foto: Joel Rodrigues/ FramePhoto

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, participou da cerimônia e ressaltou a importância deste tipo de ação. “É de fundamental importância a conscientização no sentindo de mudar a cultura do brasileiro. Esse projeto tenta engajar toda a sociedade e entidades, inclusive as escolas e a família brasileira para o tema. Por isso, é de grande valia para se implementar uma cultura no sentindo de mostrar que ninguém nasce honesto ou desonesto,  mas isso depende da formação e deve se desestimular a formação de corruptos”, ressaltou Adelmir.

Na ocasião, também foi lançada uma campanha publicitária, com várias peças que serão divulgadas na mídia. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que a educação é um dos caminhos para prevenir a corrupção e elogiou a atividade da imprensa, que dá transparência às investigações em curso. O ministro da Transparência e Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, e autoridades do governo do Distrito Federal também participaram do lançamento.

Fecomércio contra a corrupção

Em 2015, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) apoiou a campanha “10 Medidas contra a Corrupção”, lançada pelo Ministério Público Federal. O acordo foi consolidado durante reunião entre o procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, a promotora de Justiça Luciana Asper e o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. A Fecomércio contribuiu com a iniciativa divulgando a ideia entre os empresários e a sociedade. A meta da campanha foi arrecadar 1,5 milhão de assinaturas de cidadãos para apresentar as dez medidas como projetos de lei de iniciativa popular ao Congresso Nacional, iniciando o processo para que se tornem lei. A proposta virou o Projeto de Lei pela Câmara dos Deputados n° 27, de 2017 – Lei de Abuso de Autoridade – e contou com o apoio de cerca de dois milhões de cidadãos. Este ano, o PLC foi entregue ao Senado e atualmente está na Comissão de Constituição e Justiça. Daniel Alcantara, da Fecomércio