Inovação para micro e pequenas empresas é destaque em evento do IEL-DF

dialogo sobre inovacao iel fibra

A cada dia, negócios de pequeno porte têm se conscientizado sobre a importância e os impactos da gestão da inovação. Para tratar desse tema e mostrar casos de sucesso, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e os sindicatos filiados realizaram o Diálogo sobre Inovação. O evento foi na tarde de terça-feira (19), no auditório do Sinduscon-DF.

A ação marcou o início das atividades da segunda turma de micro e pequenas empresas atendida pela consultoria Fibra de Gestão da Inovação, parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sebrae e a Fibra. A consultoria, executada pelo IEL-DF, desenvolve os pontos de ação a partir de um mapeamento.“O IEL tem metodologia que facilita o acesso e mostra que a inovação está ao alcance de todos. Quando se fala em inovação, se envolve tecnologia, mas também quer dizer fazer diferente para trazer resultados”, explicou aos empresários o superintendente do IEL-DF, Cláudio Tavares. A meta do projeto é aumentar em 15% a maturidade da gestão da inovação de cada negócio atendido.

Para apresentar os bons resultados da consultoria, quatro empreendimentos participantes da primeira turma contaram suas histórias no evento: Monjolo, Asakazu, Fulanitas de Tal e JR Interiores. Representando a última estava Hugo Gonçalves, que destacou que o projeto começou trabalhando a inovação na área de vendas e detectou outras necessidades. “Identificamos, por exemplo, a necessidade de adquirir novas máquinas, além de problemas na gestão da própria empresa. Nem sempre o empresário tem tempo de pensar a longo prazo e esse projeto é muito bom para que façamos um planejamento estratégico, com opiniões de todos os envolvidos.”

A apresentação dos cases foi antecedida pela palestra do consultor em gestão da inovação José Renato Santiago. “Algumas pequenas empresas pensam que inovação é coisa para as grandes e perdem oportunidades por causa disso. Outras acreditam que inovação tem a ver com tecnologia, e não é o caso. A inovação pode gerar redução de custos mesmo sem ter nenhuma tecnologia envolvida”, esclarece Santiago.

O evento teve a presença de presidentes de sindicatos filiados à Fibra, entre eles Daniel Borges Gomes, do Sindicato da Indústria da Madeira e Mobiliário do Distrito Federal (Sindiman-DF). Para ele, inovação está em cada pequeno passo de uma empresa. “O empresário tem que introduzir conceito e sair só do diálogo. As oportunidades estão aí e é preciso que o gestor saia da empresa e escute as experiências e os conselhos de profissionais especializados”, enfatiza Gomes.

A nova turma do programa Fibra de Gestão da Inovação ainda tem vagas disponíveis para micro e pequenas empresas. Para saber mais sobre os avanços proporcionados pelo projeto entre em contato com o IEL-DF pelo telefone: 3403-0887.

Texto: Aline Reis
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF)

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário