Cojira-DF debate desafios dos jornalistas negros e negras para a próxima década

PLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMITPLG_ITPSOCIALBUTTONS_SUBMIT

21167896 320206408440611 3773656741114765095 o

Instituída em agosto de 2007, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do DF, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira/DF) celebra dez anos de combate ao racismo, em especial, de luta contra a discriminação e desigualdades ocorridas dentro do jornalismo. Com muitos motivos para comemorar, jornalistas negras e negros do DF fazem um balanço dos trabalhos realizados e apontam os desafios para a próxima década.  As discussões fizeram parte do debate “Aláfia – Desafios de Jornalistas Negras e Negros para a Próxima Década”.

O SJPDF saudou a Cojira-DF pelos seus dez anos de atuação e reafirmou o compromisso de seguir apoiando e atuando em conjunto com a articulação. “Queremos que a relação com a Cojira se estreite ainda mais. O Sindicato tem avançado bastante no último período para atuar com um olhar mais atento para a pauta dos jornalistas negros e negras e, sobretudo, para a pauta das mulheres”, afirmou Leonor Costa, diretora do SJPDF.

Jornalistas, especialistas, pesquisadores e integrantes do movimento negro apontaram ser importante a unificação das bandeiras de luta dos negros e negras jornalistas. A defesa da democratização da comunicação foi um dos pontos colocados no debate como crucial para a conquista de mais espaço da população negra na comunicação e, consequentemente para o reconhecimento do trabalho desenvolvido por essa parcela da sociedade.

“Acredito que estamos cumprindo o nosso papel de luta para a conquista da visibilidade, da dignidade e do respeito aos jornalistas negros e negras, visto que assumimos um espaço político e de articulação no qual nos propomos a dizer que a comunicação precisa ser democrática e plural”, afirmou Jacira Silva, membro da Cojira-DF e diretora do SJPDF.

Segundo Isabel Clavelin, assessora de Comunicação da ONU Mulheres Brasil e professora da Universidade Católica de Brasília,  é importante se ter articulações como a Cojira, pois são nesses espaços que os jornalistas negros e negras lutam contra a ‘hegemonia da brancura, que reserva os melhores lugares de trabalho e as melhores posições para homens e mulheres brancas. Nós mulheres e homens negros estamos na base da pirâmide sócio racial também no mundo do jornalismo”, criticou Clavelin.

Luciana Barreto, jornalista, editora e âncora da TV Brasil, colocou como desafios a questão do desemprego, que assola todos os brasileiros, mas principalmente as mulheres e homens negros, e também a importância dos jornalistas estarem atentos à pauta do povo negro como demarcação das terras quilombolas, genocídio do jovem negro, estética do povo negro, por exemplo.

A jornalista Julliana Lopes, do SBT Brasília, apontou, por meio de análises, o quão prejudicial é o posicionamento contrário da grande mídia aos assuntos que fazem parte do universo afrodescendente como o Estatuto da Igualdade Racial e as ações afirmativas.

Além do debate que contou com jornalistas negros e negras, o aniversário da Cojira DF que foi comemorado no dia 25 de agosto, teve uma programação cultural com a apresentação do poeta Jorge Amâncio e com a exposição fotográfica “Quilombos” do repórter fotográfico Carlos Moura.

21167840 320206018440650 938351132290752514 o

Mais sobre a Cojira

Lançada em agosto de 2007, com apoio do Sindicato dos Jornalistas do DF, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Distrito Federal (Cojira-DF) busca atuar no combate ao racismo e na defesa dos princípios da cidadania, da ética, da valorização da diversidade, da igualdade de oportunidades. No âmbito da comissão, são discutidas propostas e estratégias para combater a discriminação, parcerias para programas de ação afirmativa, campanhas de orientação e informação, monitoramento da mídia, capacitação e reciclagem profissional. As ações também dialogam com os estudantes e chamam a atenção para o racismo presente na seleção dos funcionários, nas linhas editoriais, nos processos produtivos e nos materiais distribuídos pelas empresas públicas e privadas de comunicação. Profissionais de comunicação e estudantes estão convidados/as a participar da Cojira-DF (https://www.facebook.com/Cojira-DF).Publicado no site do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Fotos: Joana Darc Nonatto de Melo

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Deixe um comentário