ENTREVISTA Rollemberg faz balanço dos mil dias de mandato

Em entrevista à página do governo de Brasília no Facebook, chefe do Executivo ressaltou responsabilidade com as finanças, melhorias da infraestrutura em locais carentes e conquistas sociais.

Ao completar mil dias da gestão, o governador Rodrigo Rollemberg, em entrevista para a página do governo de Brasília no Facebook nesta quinta-feira (28), fez um balanço dos avanços das políticas públicas no Distrito Federal. Mesmo em meio à maior crise econômica nacional, a cidade obteve conquistas que melhoraram a vida da população.

Rollemberg fez balanço dos 1000 dias de governo em entrevista ao vivo transmitida pelo Facebook.

Rollemberg fez balanço dos mil dias de governo em entrevista ao vivo transmitida pelo Facebook. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Em nome da gestão fiscal, o chefe do Executivo enfrentou desgastes. Ao adiar o pagamento da terceira parcela do reajuste das 32 categorias do funcionalismo – concedido na gestão passada sem previsão orçamentária —, conseguiu manter o salário dos servidores públicos em dia.

Enquadrado acima dos limites toleráveis da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o governo tratou de cortar na própria carne. Eliminou 4 mil cargos comissionados, reduziu a quantidade de secretarias de 38 para 20, substituiu a frota oficial por veículos mais simples e econômicos e conseguiu quitar mais de R$ 2 bilhões em dívidas com empresas e fornecedores.

“Eu não vou ser conhecido como o governador que quebrou Brasília, mas como aquele que colocou a casa em ordem, governou com responsabilidade e sem corrupção”, destacou Rollemberg, durante a interação com internautas.

Investimentos em áreas mais carentes

Com sérias limitações orçamentárias, o governo de Brasília, durante esses dois anos e nove meses, lançou olhares para áreas carentes de infraestrutura.

Sol Nascente, em Ceilândia, passa por uma transformação. O condomínio recebe, desde 2015, asfalto, redes de águas pluviais e equipamentos públicos diversos.

“Eu não vou ser conhecido como o governador que quebrou Brasília, mas como aquele que colocou a casa em ordem, governou com responsabilidade e sem corrupção”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

“É muito gratificante andar pelas ruas do Sol Nascente e perceber que aquelas obras têm levado dignidade aos moradores”, disse Rollemberg.

O Buritizinho é outra região que recebe atenção especial do governo. Lá, as obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação já ultrapassam os 80% de execução.

Além disso, quem reside em Vicente Pires convive com menos transtornos provocados pelas chuvas, graças às intervenções que incluem a instalação de 185 quilômetros de redes de águas pluviais e 253 quilômetros de pavimentação.

Bilhete único resulta em economia para os passageiros

Na área de mobilidade, Rodrigo Rollemberg lembrou a recente instituição do Bilhete Único, que permite ao passageiro fazer até três viagens num intervalo de duas horas e pagar apenas o valor de um bilhete. “É uma medida que já tem significado economia para o bolso de milhares de pessoas.”

Para os motoristas, a obra de mais impacto é o Trevo de Triagem Norte, composto por pontes, viadutos e túneis. A intervenção vai distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, ao Eixão Norte e Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2.

Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado — construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios —, serão 28 intervenções.

Sustentabilidade para a previdência dos servidores

Sobre a modernização do sistema previdenciário dos servidores, aprovada na terça-feira (26) na Câmara Legislativa, Rollemberg destacou tratar-se de uma medida que acaba com a distinção entre os servidores e resgata o princípio da solidariedade do regime previdenciário, onde todos contribuem para a aposentadoria de todos.

“É uma medida justa, pois, lá atrás, cometeram um erro com a segregação de massa, tratando servidores de forma desigual.”

A reforma na previdência dos funcionários públicos locais se sustenta em três pilares: a criação de uma previdência complementar para novos servidores, a unificação dos dois fundos capitalizado e financeiro e a instituição de um fundo solidário garantidor, que servirá para cobrir eventuais rombos no sistema. Saulo Araújo, da Agência Brasília

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário