O Sesc-DF estará presente mais uma vez na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Distrito Federal. Neste ano, o evento ocorrerá entre o dia 23 a 29 de outubro, no Pavilhão de Exposições (ExpoBrasília) do Parque da Cidade. O evento é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e conta com a colaboração de secretarias, instituições de ensino, sociedades científicas e órgãos governamentais. O Sesc-DF participa do projeto desde 2008. Para 2017 o tema será “A matemática está em tudo”.

Com o objetivo de promover e democratizar os conhecimentos científicos e tecnológicos para a população é realizada, anualmente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Conhecida por suas diversas definições e aplicações, ela poder ser tão útil quanto prazerosa. No Sesc-DF, o projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Educação e da Unidade de Gestão de Ações de Sustentabilidade. Além das Salas de Ciências, o evento contará com a participação da equipe técnica, corpo docente e alunos da rede Edusesc no Distrito Federal.

A chefe da Unidade de Gestão e Ações de Sustentabilidade do Sesc, Patrícia Souza, explica que o tema escolhido envolve outros eventos que acontecerão no Brasil. “O País sediará, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática e no ano seguinte o Congresso Internacional de Matemáticos, trazendo pesquisadores de alto nível”.

O estande do Sesc vai expor os trabalhos dos alunos e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio. O espaço  contará com divisórias metálicas em nove módulos segmentados, onde serão apresentados os diversos aspectos da Matemática na rotina das pessoas.

A expectativa é de que muitas pessoas visitem o estande da instituição ao longo da semana. “Durante o período do evento esperamos receber mais de 40 mil visitantes. Temos mais de 4 mil alunos, além de professores, diretores e coordenadores que trabalham na organização e pesquisa de materiais relacionados ao tema proposto”, finaliza Patrícia.

// Sala de Ciências

Para oferecer a prática de conhecimentos científicos nas escolas, o Sesc-DF oferece a Sala de Ciências, um laboratório interativo que integra o projeto SesCiência, do Departamento Nacional do Sesc. A Sala de Ciências possui 80m² e fica localizada nas Unidades do Sesc Taguatinga Norte e Taguatinga Sul. Neste ano, a sala abordará como a  Matemática explica e ilustra os poderes de super-heróis de filmes de grande sucesso, esse projeto terá como nome “Os Poderes da Matemática”. Fabíola Souza, da Fecomércio.