Outubro Rosa tem programação especial na Câmara Federal

Movimento alerta a população para a importância da prevenção do câncer de mama, o mais comum em mulheres.

Lúcio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Luzes cor-de-rosa no Congresso Nacional representando a campanha de prevenção ao câncer de mama.
Congresso Nacional com iluminação especial para o Outubro Rosa

O Congresso Nacional está iluminado de rosa neste mês, como parte do Outubro Rosa – um movimento mundial de conscientização sobre a importância de detecção precoce de câncer de mama. A iluminação marca o início do mês que traz vários eventos alusivos ao combate da doença.

A campanha Outubro Rosa é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e do Departamento Médico (Demed) da Câmara dos Deputados, além de contar com a participação do Senado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total do câncer de mama.

É o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% do total de casos de tumores. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos.

Programação
Na terça-feira (3), uma solenidade de abertura da programação especial contou com a apresentação da Escola de Balé Etude Seasons no Salão Negro. A adaptação do terceiro ato do balé “A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky foi dirigida por Maria Poggi, mentora da Royal Academy of Dance.

Nesta quarta-feira (4), um seminário debaterá a implementação da Lei 12.732/2012 – conhecida como “Lei dos 60 Dias” –, que determina um prazo de até 60 dias a partir do diagnóstico para que pacientes com câncer iniciem o tratamento. A Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer e a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara organizam o evento, que acontecerá às 14 horas, no plenário 3.

Na quinta-feira (5), será realizada às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene pelo Outubro Rosa, proposta pelas deputadas Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Raquel Muniz (PSD-MG). No mesmo dia, um “talk show” do Instituto Oncovida discorrerá sobre a prevenção do câncer de mama, às 15h, no auditório do Interlegis.

Até o final do mês, estão previstas diversas atividades voltadas para a campanha, como oficinas de saúde, ações do Demed e audiências públicas.

Da Redação – RM

Com informações da Agência Câmara Notícias

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário