Parque Canela de Ema terá curso ministrado pela FIOCRUZ

O Parque Canela de Ema foi criado em 1997, e em 2017 teve sua lei de criação declarada inconstitucional. O parque, que deveria ser um espaço de lazer e práticas desportivas para a promoção da saúde, atualmente é um local que apresenta enormes desafios sociais, ambientais e fundiários. Essa unidade de conservação sem infraestrutura expõe a população a problemas de saúde devido à contaminação da Lagoa Canela de Ema, à criminalidade e à degradação ambiental.

O parque está no centro da região de Sobradinho II e é uma das paisagens mais bonitas da região norte do DF. Ele possui uma nascente que forma uma lagoa natural, que deságua no córrego Paranoazinho até encontrar o Ribeirão Sobradinho. A área do parque representa um importante conector ambiental com outras unidades de conservação. Ela está localizada na Zona de Preservação da Vida Silvestre da Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, está ao lado da Reserva Biológica da Contagem, da APA de Cafuringa, e ainda influencia a APA do Rio São Bartolomeu.

Diante dessa cenário, a população local tem se mobilizado para buscar soluções que promovam a melhoria da saúde e da qualidade de vida no território. Desde 2015, o grupo Amigos do Parque Canela de Ema (APCE) vem atuando com a comunidade, junto ao poder público para a recriação do parque. O Centro de Ensino Fundamental 08 (CEF 08) de Sobradinho II, localizada ao lado do parque promove ações de educação ambiental e pesquisa no parque, e este ano, os alunos com altas habilidades atendidos na escola criaram o projeto coletivo PRECE – Parque Recreativo e Ecológico Canela de Ema: por uma política de cidadania em Sobradinho II, com o objetivo de recriar o parque. O projeto ficou em 1º lugar na etapa regional do Circuito de Ciência na Escola!

A área do parque é objeto de um diagnóstico ambiental realizado pela ADASA, e está em andamento. O diagnóstico irá subsidiar a criação de um Mosaico de Unidades de Conservação na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Sobradinho, definindo uma poligonal e zonas para usos comunitário. Enquanto os estudos estão sendo feitos a comunidade local está fazendo um levantamento das demandas e interesses para a ocupação do parque.

Dessa forma, o Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho, da Fundação Oswaldo Cruz,  o grupo APCE e os alunos de altas habilidades do CEF 08 convidam a população de Sobradinho e Sobradinho II para participar do curso Construção de um Território Saudável e Sustentável no Parque Canela de Ema, que irá construir de forma colaborativa um mapa de uma ocupação sonhada para o Parque Canela de Ema. As aspirações, interesses e necessidades do parque serão materializados em um mapa para apoiar o processo político de recriação do parque.

O curso é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz, dos Amigos do Parque Canela de Ema e dos alunos de altas habilidades e superdotação do CEF 08. Os participantes receberão certificado da FIOCRUZ.

Dia 21 de outubro, de 8h às 12h.

CEF 08 de Sobradinho II.

Informações: 996728098

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário