Aventura no Cerradinho: nona história do Molequinho Perê e a incrível Turma do Fuá

 

 

 

Site:www.molequinhopere.com.br

Facebook: gilbertodiener escritor

Email: gilbertodiener@gmail.com

Fone: (061) 32561991

 

O poeta e escritor Gilberto Diener está lançando o seu nono livro: Aventura no Cerradinho. Este livro faz parte da coleção infanto juvenil O Molequinho Perê e a Incrível Turma do Fuá. Aventura no Cerradinho, conta com as ilustrações do artista plástico e cartunista Lane e, ainda, tem a capa criada pelo publicitário e artista plástico Ralfe Braga. Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – FAC.

O evento de lançamento será no dia 07.de novembro deste ano, a partir das 09:00 horas, na Escola Classe Sítio das Araucárias, Rota do Cavalo, região rural e de Sobradinho – DF, sob a coordenação da Biblioteca Rui Barbosa – Sobradinho – DF.  Esse evento contará com a participação de alunos convidados, especialmente, 160.  Além da manhã de autógrafos, haverá espetáculo lúdico – Teatrinho do Molequinho Perê – com a atriz Jirlene Pascoal e com o músico Geraldo Toledo.

Mas por que o autor escolheu essas escolas? – diz o autor – Creio ser esses alunos os menos privilegiados. São eles que têm pouco acesso a cultura e principalmente a literatura, por isso meus olhos voltaram para eles.

 

AVENTURA NO CERRADINHO

A história Aventura no Cerradinho é permeada pela beleza e pelos mistérios da natureza, em que o leitor poderá conhecer um pouco mais desse ecossistema maravilhoso. Nas palavras do autor: “Na minha infância, fazíamos aventura no cerradinho, quando caíam as primeiras chuvas da primavera, coletando frutinhas doces como mel, ao tempo em que observávamos a natureza, que nos encantava esplendidamente”.

Nessa história, tio Geraldo, Molequinho Perê e seus amigos, a Incrível Turma do Fuá, exploram o cerradinho, em busca de frutinhas maduras, para viver em uma aventura muito bacana e com a qual sonhavam há muito tempo. Nessa caçada, tio Geraldo e os meninos se revezam nos achados das frutas, enchendo as cestas e as capangas, quando, inesperadamente, são atacados pelos terríveis marimbondos de ferrões de fogo, situação que os obriga a correrem para várias direções. Durante a fuga, o Filó, cachorrinho do Molequinho Perê, some misteriosamente, e a matula da vovó também.

O que será que aconteceu com o Filó? Será que os meninos vão encontrá-lo? Que mistério envolve o seu sumiço? O que será que aconteceu com a matula da vovó? Embarque nessa aventura contagiante e ajude a Incrível Turma do Fuá a desvendar esses mistérios!

 

Sobre o Projeto

 

O Molequinho Perê e a Incrível

Turma do Fuá

 

Quando o autor, Gilberto Diener, no final da década dos anos 1980, idealizou o projeto para a publicação de treze histórias dos livros da coleção de O Molequinho Perê e a Incrível Turma do Fuá, ele quis contar para as crianças sobre as aventuras de um menino feliz, que brinca, imagina, inventa, sonha… É assim, o personagem principal de seus livros.  Em  Molequinho Perê ,que  Não Tinha Asas, mas Podia Voar, o primeiro livro da série publicado no ano de 1998, ele conta a história desse menino feliz.

Esse projeto recebeu a menção honrosa no concurso Bolsa Literária, promovido em 1997 pela Secretaria de Cultura e Esportes do Distrito Federal, e o prêmio Leitor Criador, promovido em 1998 pela então Fundação Educacional do Distrito Federal e  em 2015 – Prêmio Cassiano Nunes promovido pelo Fundo de Apoio à Cultura.

As histórias do Molequinho Perê e a Incrível Turma do Fuá foram ambientadas em um acampamento de casas de madeira, muito comuns naquela época do início de Brasília. A temática dos enredos envolve o leitor em um mundo mágico e imaginário, muito peculiar a toda criança, apresentando uma visão humana e ecológica, em situações inusitadas.

 

A temática dos enredos busca envolver o leitor em um mundo mágico e imaginário, muito peculiar à infância de toda criança , trazendo uma visão humana e ecológica, em situações inusitadas que mexem com a imaginação da criança. Essencialmente, a linguagem empreendida pelo autor tem um gostinho de brasilidade, com força poética telúrica, expressa em seus personagens, caracterizados com sensibilidade pelo artista plástico e cartunista Lane, que por muito tempo ilustrou os acontecimentos culturais e políticos do país e do mundo.

Durante o processo de criação do projeto Molequinho Perê e a incrível Turma do Fuá, o autor preocupou-se em utilizar uma linguagem literária que pudesse ser apreendida por crianças em fase de alfabetização, com textos pequenos e simples, e também crianças já alfabetizadas, com textos maiores e mais densos.

Outros aspectos considerados na elaboração do livro foram a criação de um texto simples e de leitura agradável, com a utilização do lúdico, do mágico, da poesia e de ilustrações coloridas, em harmonia com o enredo das histórias, com o objetivo de possibilitar ao leitor (a) maior envolvimento e assimilação do conteúdo.

 

 

Dados Biográficos do Autor

 

Gilberto Diener, poeta e escritor, nasceu na fazenda Itajá, localizada no município de Goianésia, no Estado de Goiás (GO), no dia 20 de novembro de 1955. Da fazenda Itajá, sua família mudou-se para a cidade de Anápolis (GO), em busca de melhor oportunidade de estudo para os irmãos mais velhos.

Em 1958, seu pai parte em direção à Brasília para ajudar na construção da futura capital do país. Em 1960, o restante da família vem para Brasília, mais especificamente, para um acampamento, moradia dos pioneiros candangos, construtores da nova capital.

Brasília era uma região de natureza exuberante, com uma luz intensa que iluminava a vegetação nativa de cerrado e matas, até então intocada. Era para ela que as famílias de operários, vindas de outros cantos geográficos do país, migravam.

Na cantina de sua mãe, os trabalhadores se reuniam para contar histórias e acontecidos. As conversas varavam noites adentro, estreladas ou de chuvas intensas. Saudade de familiares ou de um amor que ficou para trás, era isso o que mais se ouvia.

Esse foi o cenário perfeito para Gilberto Diener escrever os livros de poemas “Amor Caipirano” (1985) e “Chuva Grande” (2016), além dos seus nove livros de literatura infantojuvenil que compõem a coleção O Molequinho Perê e a Incrível Turma do Fuá, publicados entre os anos de 1998 e 2017.

 

Dados Biográficos do Ilustrador

 

Lane, nasceu na cidade de Caratinga, no Estado de Minas Gerais, em 22 de novembro de 1958. Em 1963, mudou-se para Brasília com sua família. Pintor e desenhista autodidata, jornalista ilustrador, formado em arquitetura e urbanismo, Lane iniciou sua carreira de cartunista no extinto Correio do Planalto, em 1975, em plena ditadura militar, tendo publicado desenhos na imprensa sindical no início da década de 1980.

Foi ilustrador do Sindicato dos Bancários de Brasília por sete anos e publicou charges diárias na imprensa brasiliense desde 1983.

Premiado no Brasil e no exterior, dentre os prêmios recebidos por seu trabalho como ilustrador, pintor e cartunista, destacam-se: Prêmio Excellence Award – 1991, Japão; Prêmio Carlesso – 1995, Itália; Special Jury Prize – 5˚ Kyoto Internacional Cartoon Exhibition, Japão – 2002; Citation for Excellence, da Associação dos Correspondentes das Nações Unidas, Nova Iorque, Estados Unidos – 2008; Golden Prize – Confucius & China in the eyes of Foreign Cartoon Artists International Competition, Beijing, China – 2015; Special award – The 2nd Holocaust International Cartoon & Caricature Exhibition 2016 – Teerã,  Irã.

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário