Com o desafio de sensibilizar a população e reduzir o estigma que cerca a doença e afasta as pessoas da identificação de sintomas e do enfrentamento do problema, o Sesc-DF promoverá nos dias 6 de novembro e 4 de dezembro, dois encontros para a comunidade sobre pacientes com alzheimer e outras demências. A ação ocorrerá na unidade de Taguatinga Norte, das 18h30 às 20h, com entrada gratuita. Para a campanha de conscientização, o Sesc-DF conta com a parceira da Universidade de Brasília (Unb) e da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

De acordo com a organização Alzheimer’s Disease International (ADI), 45 milhões de pessoas são impactadas pela doença de alzheimer no mundo. Pensando nisso e reforçando o objetivo das reuniões, o próximo encontro, dia 6 de novembro terá o seguinte tema: “Tenho um parente com demência: E agora?”. Será com a médica Larissa de Freitas Oliveira, geriatra da Policlínica de Taguatinga da Secretaria de Saúde do DF.

A coordenadora dos Serviços Médicos e Educação em Saúde, Lucce Lopes, ressalta que a informação é a melhor forma das pessoas lidarem com a questão. “Para cuidar, precisamos reconhecer, enfrentar e aceitar a doença e, para tanto, desmistificá-la, lembrando não apenas que ela existe, mas que as pessoas que convivem com ela precisam de ajuda, apoio e orientação”, explica Lucce.

Criado há mais de quatro décadas, o Grupo dos Mais Vividos do Sesc-DF realiza ações de integração para o bem estar de idosos. São palestras, oficinas, aulas de dança, teatro, coral e caminhadas orientadas. Atualmente, todas as unidades do Sesc oferecem atividades para essa faixa etária. De acordo com Lucce, trabalhos como esses credenciam a instituição no atendimento e suporte junto ao público.  “A questão das demências é um problema de saúde na população. Cada vez mais é constatado que mais pessoas estão envelhecendo. O comprometimento mental, como o a doença de alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Além disso, os cuidadores carecem de trabalhos ou orientações específicas para lidarem com esses pacientes”, diz Lucce.

 

Reunião sobre doença de Alzheimer e outras demências

Data: 6 de novembro e 4 de dezembro

Horário: 18h30 às 20h

Local: Sesc de Taguatinga Norte

Informações: 3451-9139