Secretário esclarece dúvidas sobre programa de qualificação profissional

De forma gratuita, profissionais podem melhorar seus conhecimentos, estudando onde e como for mais conveniente

Referência em qualificação profissional para o país inteiro, o programa Qualifica Mais Brasília se consolidou como uma ferramenta de sucesso. Destinado aos trabalhadores e empreendedores do Distrito Federal, o projeto conquistou a capital do país, se tornando uma referência inclusive para o Ministério do Trabalho e Emprego, que estuda replicar em nível nacional.

Recente pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas demonstrou que entre dois indivíduos com a mesma escolaridade, os que frequentaram o ensino técnico têm aumento de 15% na renda. E se essa pessoa tiver cursos profissionalizantes, esse acréscimo é ainda maior, de 24%. Ainda segundo o mesmo estudo, as chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho é 63% maior de quem possui cursos de qualificação.

De olho no que mostram os estudos, que tal começar 2018 dando aquele upgrade na carreira? Conversamos com o Secretário Adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, sobre o programa que este ano já atendeu 19,9 mil pessoas.

O programa deverá atingir a meta do ano?

Thiago Jarjour – Não só vai atingir, como já batemos a meta. Quando lançamos a etapa deste ano em julho tínhamos como objetivo qualificar 12 mil pessoas. Já conseguimos oferecer o programa a quase 20 mil pessoas.

 

Os cursos são válidos a título de currículo?

Thiago Jarjour – Certamente. Após a conclusão do Qualifica, o aluno recebe um certificado atestando a realização satisfatória do curso, bem como a carga horária. Inclusive é aceito em algumas universidades a fim de comprovação de horas de atividades complementares.

 

Onde são oferecidos?

Thiago Jarjour – Os cursos do Qualifica são oferecidos a partir de uma plataforma online, dispensando que o interessado precise se deslocar. Ele pode estudar em qualquer lugar, nos horários que forem mais convenientes. Mas quem não tem acesso à internet pode recorrer às Agências do Trabalhador de Taguatinga e do Setor Comercial Sul e à Fábrica Social, na Estrutural.

 

E como saber então que o aluno realmente estudou?

Thiago Jarjour – Uma das nossas maiores preocupações é com a qualidade do programa. Depois de estudado, o aluno é avaliado para saber se ele realmente domina o conteúdo proposto.

 

Quais os cursos oferecidos?

Thiago Jarjour – Atualmente oferecemos 29 cursos, divididos em 3 eixos: aprenda uma profissão, atualize seus conhecimentos e seja um empreendedor. Temos cursos de auxiliar de escritório, recepcionista, assistente de departamento financeiro, gestão financeira, inglês para escritórios, português instrumental, espanhol instrumental, técnicas de vendas, criando um novo negócio digital, formação de preço e venda, entre muitos outros.

 

Você acha que o programa contribui para o mercado de trabalho?

Thiaho Jarjour – Desde que implantamos o Qualifica temos recebido ótimos retornos de profissionais e também de empregadores. Com pessoas mais qualificadas nos postos de trabalho, as empresas na gestão, no atendimento ao cliente, enfim consegue prestar um serviço com mais eficiência.

 

No atual cenário de crise que o país vem passando, com aumento do desemprego, você acredita que é necessário investir em qualificação?

Thiago Jarjour – Nos momentos de crise é que mais precisamos investir no bem mais precioso do mercado, que são as pessoas. O DF tem ido na contramão do país, registrando no último  Cadastro Geral de Empregados e Desempregado, o Caged, a quarta alta consecutiva na geração de postos de trabalho. Precisamos nos fortalecer para enfrentar o quadro de adversidades que o Brasil se encontra e isto é feito com investimentos em conhecimento. Recentemente, o DF conquistou o 1º lugar em capital humano no Ranking de Competitividade dos Estados 2017, com nota máxima, graças ao Qualifica Mais.

 

Qual a importância do programa para a pasta?

Thiago Jarjour – O Qualifica Mais é fundamental para as bases da nossa gestão. Com a qualificação, promovemos não só a inserção no mercado de trabalho, mas a permanência do empregado, que, melhor preparado, é retido como talento da empresa, inclusive com possibilidades de promoção.

 

Quando e como é possível se inscrever?

Thiago Jarjour – A qualquer instante, qualquer pessoa pode se inscrever. Basta acessar o site do programa www.qualifica.df.gov.br , preencher o cadastro e na mesma hora começar a estudar. Não é preciso pagar nada.

 

 

 

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário