À QUEIMA-ROUPA: Deputado Agaciel Maia (PR) Líder do governo na Câmara Legislativa

Deputado Agaciel Maia (PR)

Líder do governo na Câmara Legislativa

Você acredita que o governador Rollemberg vai realmente apresentar uma proposta de reajuste para a Polícia Civil do DF?

Acredito. O governador fez um gesto de que está se empenhando pessoalmente ao participar de audiência no Ministério do Orçamento para tratar do assunto. Ninguém marca uma audiência com técnicos e o ministro se não tiver essa intenção.

O que o governador pediu no Ministério do Planejamento?

A liberação do que o DF deixa de utilizar no Fundo Constitucional. Temos uma interpretação contábil de que esses recursos são do DF. Essa sobra hoje está em R$ 240 milhões. O pedido é de que seja repassado em duodécimos. Então, é perfeitamente exequível.

O reajuste em discussão é de 14% mesmo?

A intenção é essa. Nossa expectativa é de um sinal verde do governo federal para encaminhar a mensagem (com o reajuste) ainda neste ano. Mas se não houver tempo para votar ainda neste ano, podemos aprovar o aumento retroativo a primeiro de janeiro.

A bola agora está com o governo federal?

Exatamente. Sempre houve uma discussão de que o governo federal não era o empecilho, mas o governo do DF não encaminhava a mensagem. Mas agora há um sentimento de que as coisas vão caminhar. Apresentei a sugestão (de reajuste de 14% e aumento da jornada de sete para oito horas), fiz uma exposição da proposta e o governador disse: ‘nessa linha eu concordo’.

Acha que a disputa política poderá interferir no sucesso dessa proposta?

Não acredito. Não tenho nenhuma expectativa de que esse meu empenho vai se reverter em votos da categoria. Acho apenas que a proposta é boa para todo mundo. A população poderá ter um atendimento melhor com o aumento da carga horária nas delegacias, para o governo é bom porque distensionam as relações do governador com a categoria e para os policiais civis é uma partida para chegar à paridade que eles pleiteiam. Meu trabalho tem sido a arquitetura orçamentária para atingir esse objetivo.

De orçamento, você entende bem…

É a única coisa que eu sei fazer na vida. Importante também ressaltar os avanços do governo nessa questão. Em três anos, o GDF saiu da zona de rebaixamento e hoje estamos na Libertadores. Foi um grande avanço.

Você é líder do governo, mas está num partido de oposição, onde estará nas próximas eleições?

Sou do PR e não vou mudar. Mas sempre deixei claro para o meu partido que trabalho com uma política de Estado e não de governo. Meu foco é controlar as finanças. Esse trabalho vale para o governo Rollemberg e vai valer para qualquer um no futuro.

Então se Jofran Frejat for candidato, o que acontece?

Sou do PR. Não vou mudar.

Dizem que seu sonho é voltar ao Senado como senador. É isso mesmo?

Tenho esse sonho mesmo. Vivo em função disso. Esse projeto é o que me alimenta, meu combustível.

Ana Maria Campos – Coluna “Eixo Capital” – Foto: Ed Alves/CB/D.A.Press – Correio Braziliense

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário