Programação do carnaval 2018 em Brasília e as alternativas

 

Além da programação tradicional do carnaval das escolas de samba, Galinho da Madrugada, Pacotão e bailes nos clubes da cidade, os foliões brasilienses ganharam mais opções para curtir o carnaval em Brasília.

Novos blocos de carnaval, cheios de criatividade e graça, surgiram a partir da iniciativa dos moradores da cidade e se tornaram ótimas alternativas para quem não quer ou não pode viajar. Neste mês, o Você + Cult selecionou algumas dessas opções para você aproveitar os dias de folia curtindo o melhor da agenda alternativa dessa festa da cultura popular brasileira.

O 5º Desfile das Virgens da Asa Norte e o Suvaco da Asa abriram as festividades em janeiro e, agora, a folia só acaba na terça-feira de carnaval. Em fevereiro, a programação do pré-carnaval começa no dia 06, sexta-feira, com a festa Ó do Borogodó, no Arena Futebol Clube, com entrada gratuita, até meia-noite, para quem for caracterizado com trajes bregas, carnavalescos, cafuçus, rariús e fantasias em geral.

A programação deste fim de semana continua no dia 07, sábado, com a apresentação do bloco Galo Cego no bar do Calaf, no Setor Bancário Sul, e do Coletivo Lúdico de Samba do Peleja, no Balaio Café (201 Norte). O domingo vai ficar mais divertido com a banda Falta Pouco, também no Balaio Café, e com o bloco Cafuçu do Cerrado, no Setor Bancário Norte.

O bloco Cafuçú do Cerrado tem como atração principal a orquestra de frevo, marchinhas, música típica e o brega no melhor estilo da cultura paraibana e pernambucana. Cafuçu é o neologismo brasileiro para pessoa brega, portanto todos estão convidados a caprichar no visual e concorrer ao troféu “Bonito por Dentro”.

No sábado de carnaval, saindo da praça do Cruzeiro, o Baby Doll de Nylon, que se autodenomina o menor, mais ridículo e menos promissor bloco de carnaval do Brasil, com 5 mil confirmações de participação no facebook no ano passado, vai para a rua tocar marchinhas, axé dos anos 80 e brega. O sonho da organização é o dia em que todos estarão no bloco vestidos a rigor, esbanjando graça em um modelito de nylon. No mesmo dia, o Antibloco # 3, Soundsystem, com os Dj’s do 5uinto, tradicional noite de música eletrônica de Brasília, é a opção para os que não curtem muito as músicas de carnaval tradicionais. Onde?

O Bicicobloco abre as festividades no domingo de manhã. Os foliões andam fantasiados em duas rodas: bicicleta, patins, skate, nuvenzinha, ao som de marchinhas e outras músicas no Eixão Norte, altura da 114/115. À tarde, o bloco As Perseguidas faz a festa na 201 Norte. Já o Populares em Pânico, único bloco de rock de Brasília, festeja na 304 Norte com o rock-enredo Não contavam com o meu Bloquinho!?, que convida os foliões a se caracterizarem de super-heróis.

No domingo também sai o bloco Agoniza Mas Não Morre, com concentração na 406/407 Sul. O tema deste ano é Cores do Brasil, por isso os foliões são convidados a vestir fantasias com as cores da nossa bandeira para fazer uma festa com a cara do país. O Monobloco e a banda Móveis Coloniais de Acajú participam da festa Axé 90, no Estádio Mané Garrincha, com ingressos já a venda.

O Aparelhinho sai na segunda-feira e convoca todos a vestirem azul e laranja para curtirem o som do coletivo de DJs no Setor Bancário Sul. Na terça-feira de carnaval, o bloco que homenageia Brasília, Rejunta meu Bulcão, apresenta-se no Balaio Café, carnavalizando as músicas sobre Brasília sob o comando da Bateria Umbak.

A rua da quadra comercial da 201/202 Norte, também chamada Rua dos Prazeres, tornou-se um novo ponto de concentração do carnaval de Brasília e vai ser palco de encontros entre baterias de escolas de samba e de pelo menos 18 blocos carnavalescos já confirmados. Quando? No domingo? A partir de que horas?

Também se realizará no CCBB o Encontro Nacional de Orquestra Populares nos dias 06 a 08 de fevereiro, oferecendo uma programação gratuita com atrações de Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A programação pode ser conferida no site www.encontrodeorquestras.com/. Pela data é pré-carnaval, então sugiro colocar lá no início

Para quem prefere aproveitar o carnaval para descansar e se ligar na natureza há opções de retiros e cursos no Novo Portal da Chapada em Alto Paraíso e o Carnazen no Centro Caraívas em Pirenópolis. Fonte: MMA/ Foto: Sister Travel

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial da Edita Comunicação & Serviços Gráficos. Jornalista Responsável: Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário