Em visita à cidade de Santos neste sábado, 20, o governador Geraldo Alckmin anunciou a publicação do edital de licitação de construção do Túnel Santos-Guarujá (SUBMERSO). A ação inaugura a segunda e última etapa do processo licitatório, iniciado em agosto de 2014. A abertura das propostas ocorrerá em fevereiro de 2015.
“Hoje é licitada a última fase, que é a concorrência da obra. Dia 2 de fevereiro nós vamos abrir. Os 4 consórcios preparadissimos, as melhores empresas do Brasil e do mundo
Então a gente já vai saber em fevereiro quem ganhou e até março contrato assinado. Contrato assinado, 44 meses para poder inaugurar o túnel”, disse o governador Geraldo Alckmin.
O valor estimado do contrato de obras é de R$ 2 bilhões e o prazo previsto para a conclusão, 44 meses. O vencedor da licitação será o consórcio que apresentar o menor preço. A DERSA prevê o início das obras até março de 2015. O empreendimento já possui licença ambiental prévia e será custeado com repasses do Tesouro do Estado de São Paulo, além de um financiamento já contratado com o BNDES.
Túnel Santos-Guarujá
O túnel Santos-Guarujá permitirá a articulação do transporte entre Santos e Guarujá, reduzirá o tempo de circulação de veículos, ligará as duas margens do Porto de Santos e contribuirá para a diminuição do consumo de combustíveis e a emissão de gases poluentes. Inovação e sustentabilidade são as grandes características do empreendimento.
O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca no Guarujá. Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão afundados e instalados. O SUBMERSO tem o valor total estimado de R$ 2,8 bilhões (data-base junho/2014), o qual contempla, além das obras, os trabalhos de projeto, gerenciamento, compensações ambientais e desapropriações, entre outros.