O empresário e ex-senador Valmir Amaral, dono do Grupo Amaral, da área de transporte público, foi transferido para o hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta terça-feira (12) depois de ter sofrido um acidente de carro no último domingo (10) no Distrito Federal. Ele está em estado grave e respira com ajuda de aparelhos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Amaral bateu o veículo que dirigia em uma árvore na 402 Sul por volta das 5h.
A corporação informou que o empresário foi levado para o Hospital de Base de Brasília instável, inconsciente e sem responder a estímulos. Segundo familiares do ex-senador, ele havia saído do festival sertanejo Villa Mix momentos antes do acidente.
Segundo a Secretaria de Saúde, ele foi transferido para um hospital particular no mesmo dia do acidente. Amaral ficou internado na UTI do Hospital Brasília até a manhã desta terça com quadro estável, mas sedado.
Valmir Antônio Amaral tem 54 anos e foi senador entre 1999 e 2007 pelo PTB-DF. Ele era suplente do ex-senador Luiz Estevão, que teve mandato cassado por quebra de decoro por envolvimento em desvios no Fórum Trabalhista de São Paulo.
Amaral assumiu a liderança do Partido Progresista (PP) no Senado entre junho de 2005 e setembro do mesmo ano. Nascido em Minas Gerais, ele é filho do empresário Dalmo José do Amaral, que morreu em setembro do ano passado aos 80 anos.
Com a morte do pai, o ex-senador assumiu a presidência do grupo, que durante quase 40 anos explorou o serviço de transporte público na capital federal.
O grupo chegou a ter 30 empresas – 15 delas do setor de transporte rodoviário – e 5 mil funcionários.