ENTREVISTA EXCLUSIVA : Deputado distrital, Raimundo Ribeiro
Foto: Divulgação
Se por um lado o brasiliense vem enfrentando uma série de dificuldades decorrentes da falta de recursos e de pessoal no segmento público, por outro, essa desculpa não tem sido usada pela equipe de servidores da Administração de Sobradinho, agora que se encerra quase um mês de uma ampla programação comemorativa dos 55 anos de aniversário da cidade. Com o apoio do setor privado, e as condições existentes, o administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, arregaçou as mangas e, junto com colaboradores e o apoio do deputado distrital Raimundo Ribeiro, sua equipe e do governador Rodrigo Rollemberg , realizou uma das melhores e mais participativas agendas comemorativas de todos os tempos.
Quem acompanhou toda a programação e participou de quase todos os eventos foi o deputado distrital Raimundo Ribeiro, que teve o primeiro semestre do mandato bastante agitado. Nesses poucos meses de 2015, Raimundo Ribeiro esteve à frente da Liderança do GDF na Câmara Legislativa, auxiliando o governador na interlocução com os colegas de parlamento. Foi eleito ainda 1º Secretário da CLDF, compondo a Mesa Diretora e foi vitorioso nas eleições do PSDB do DF.
Em meio a toda essa correria do dia a dia, o deputado distrital Raimundo Ribeiro ( PSDB/DF) concedeu essa breve entrevista ao blogdofernandocorrea.com e ao Jornal Sobradinho Hoje .
Seja a seguir:
Jornal Sobradinho Hoje – Qual o balanço das principais iniciativas dos seus primeiros meses de mandato?
Raimundo Ribeiro – O balanço é extremamente positivo. Tenho atendido muitas demandas oriundas dos vários setores da população, inclusive visitando locais que necessitam de maiores cuidados. Primeiro estou conhecendo os problemas de perto para depois procurar solucioná-los junto ao nosso governador.
JSH – Por que deixou a liderança do Governo na Câmara Legislativa do DF? A decisão foi politicamente acertada?
RR – Deixei a liderança porque eu precisava estar à frente das manifestações contra a corrupção envolvendo membros do Governo Federal e pró-impeachment da Presidente Dilma. Como líder do governo local, eu não poderia deixar o governador em situação constrangedora. Antes de sair, deixei claro que continuo fazendo parte da base e expliquei a situação, que foi perfeitamente entendida pelo Governador.
A decisão foi correta sim, pois pude me dedicar com afinco nas manifestações. Antes de ser parlamentar sou cidadão, e naquele momento esse era o maior anseio da população.
JSH– Como é o exercício do mandato e de um cargo tão importante, como a primeira secretaria da CLDF?
RR– Evidentemente que nos sobrecarrega, mas em primeiro lugar nos honra muito ter sido escolhido pelos outros deputados para um cargo tão relevante. Estou compatibilizando as diversas atividades dos dois cargos.
JSH – O senhor foi indicado recentemente como relator da CPI dos Transportes. Qual o objetivo dessa comissão e qual a sua avaliação sobre o atual sistema de transportes no DF?
RR – O objetivo dessa comissão é investigar as razões do financiamento do transporte público ter quadruplicado e a qualidade dos serviços ter diminuído. O sistema de transporte público do DF é um caos, além der ser ultrapassado. Vamos apurar as supostas irregularidades na licitação dos ônibus, que ocorreu em 2012.
JSH – O senhor é contra ou a favor da extinção de algumas administrações regionais ? Explique sua posição sobre o assunto…
RR – Sou contra, pois o governo precisa estar aonde é necessário. Por outro lado, todos sabem que o governo Agnelo transformou as administrações em cabides de emprego. Sendo assim, é fundamental cortar os cargos desnecessários.
JSH – E as eleições para as administrações. O senhor é contra ou a favor e qual o modelo de nomeação para esse cargo o senhor defende ?
RR – Entendo que o administrador deve ser escolhido pela população, numa eleição, cujo voto seja voluntário e dela resulte três nomes de moradores com reputação ilibada e conhecimento administrativo.
JSH – A cidade de Sobradinho comemora 55 anos com muita história para contar. Em quais aspectos o senhor se identifica com a comunidade e as principais demandas que o senhor pretende defender no Parlamento e junto ao Governo para a cidade serrana?
RR – Identifico-me com a população da cidade e conheço as necessidades, pois sou morador da região. Pretendo defender os interesses de toda a população do Distrito Federal, mas principalmente dos moradores de Sobradinho. Felizmente, pude participar da audiência pública que discutiu melhorias para o transporte público da região norte do DF, proposta pela nossa presidente da Câmara Legislativa, a deputada Celina Leão. Esse é o principal ponto que será defendido, pois a região norte foi esquecida pelos governos anteriores.
JSH – É sabido que a indicação do administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, contou com seu total apoio. Como o senhor avalia esses primeiros meses de gestão do Dr. Divino na Administração, o que é necessário fazer para melhorar as condições de vida da população?
RR – Minha avaliação é muito positiva com relação aos trabalhos que estão sendo realizados pelo nosso administrador Divino Sales. Mesmo sem dinheiro, a administração tem se esforçado muito, conquistando a população da cidade. Na minha concepção, só conseguiremos melhorar a vida da população se conhecermos de perto os problemas dos quais ela passa, e pelo que venho acompanhando, a administração tem feito esse trabalho.
JSH– Existem projetos de investimentos governamentais para a região norte do DF, notadamente que beneficie Sobradinho I e II e Planaltina?
RR – Sim, principalmente na área de transporte público. É fundamental que o governo encontre a solução que possa diminuir o tempo de trajeto das pessoas do plano piloto para nossa região. Sem prejuízo disso, é necessário também que se reestude o plano diretor local, principalmente de Sobradinho que tem inviabilizado o seu desenvolvimento nos últimos anos.
JSH – Nessa passagem de mais um ano de inauguração da cidade de Sobradinho-DF, qual a mensagem para a população?
RR – Parabenizo essa linda cidade que um dia acolheu a minha família. A mensagem que eu deixo é um pedido para que a população de Sobradinho acredite no nosso trabalho, pois o nosso mandato só valerá a pena se pudermos ajudar as pessoas.