Fato Online antecipa que Marcos Dantas deve assumir a Secretaria de Mobilidade. Sérgio Sampaio fica com uma nova pasta: a Secretaria de Governo. E Leany Lemos acumula Planejamento e Gestão Administrativa
Por Diego Amorim – Entre tantas costuras políticas ainda em andamento para ajustar a reforma administrativa do governo do Distrito na reta final antes do anúncio, marcado para esta terça-feira (13), começam a surgir as primeiras definições. O Fato Online apurou que o atual secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, vai mesmo cair, como já se especulava nos bastidores do Palácio do Buriti há algumas semanas. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) não estaria satisfeito com os resultados da pasta. Para o lugar dele, deve ir Marcos Dantas, atual secretário de Relações Institucionais e Sociais.
A Secretaria de Governo, uma junção da Casa Civil com a Secretaria de Relações Institucionais e Sociais, ficará com Sérgio Sampaio, atual chefe da Casa Civil, que desembarcou no governo em junho.
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) se fundirá à Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad) e será comandada por Leany Lemos, atual chefe da Seplag.
Joe Valle
O deputado distrital Joe Valle (PDT) é o nome certo para ser o supersecretário de Turismo, Agricultura, Trabalho, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. No fim de tarde deste sábado (10), porém, o parlamentar esteve reunido com o governador e deu uma condição: só aceita a missão se a Agricultura ficar fora dessa junção.
“Estamos enfrentando algumas dificuldades de acertos políticos. Mas essa é uma tarefa dele (Rollemberg)”, disse Valle ao Fato Online. “Não posso negar minhas origens. Quero ajudar o governo, mas nunca tive a intenção de ser supersecretário”, emendou o distrital, que é produtor rural e tem na agricultura sua principal base eleitoral.
O primeiro suplente de Joe Valle é o bombeiro Roosevelt Vilela, do mesmo partido do governador, o PSB. Rollemberg está aproveitando a reforma administrativa – que reduzirá o número de secretarias de 24 para 16 – para tentar aumentar a bancada no seu partido na Câmara Legislativa. Além de Valle, os deputados Rodrigo Delmasso (PTN) e Julio Cesar (PRB) são cotados para assumirem cargos no Executivo.
Rollemberg precisará da Câmara para aprovar o pacote de medidas que pretende amenizar a crise financeira do governo