DF está próximo do racionamento e situação é grave
O deputado Claudio Abrantes (Rede) esteve na manhã desta quarta-feira (19) na Caesb, em reunião com o presidente Mauricio Ludovice, para discutir a situação de abastecimento de água do Distrito Federal. O racionamento assusta a população e, principalmente, regiões mais carentes.
Ludovice apresentou um panorama das principais obras e da real situação. O nível de água dos reservatórios, principalmente do Descoberto, está muito baixo e o DF deverá sofrer com a sobretaxa caso o período de chuvas não chegue logo.
Além disso, o abastecimento do DF hoje é seriamente prejudicado pelas “perdas”, que chegam a até 33% mensalmente. De acordo com o presidente, essas perdas são, na maioria, furto de água de locais que a Caesb não pode chegar porque são invasões ou estão em processo lento de regularização.
“NÓS PRECISAMOS TRABALHAR JUNTOS NISSO, GOVERNO E CÂMARA. NÓS APROVAMOS NO ANO PASSADO UMA LEI DE MINHA AUTORIA QUE PERMITE A ENTRADA DA CEB EM REGIÕES EM PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO. ISSO PRECISA SER REPETIDO COM A CAESB, TEMOS QUE ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO QUE AUMENTE A RECEITA DA EMPRESA, EVITE ESSAS PERDAS E NÃO PREJUDIQUE QUEM HOJE JÁ PAGA PELA ÁGUA E NÃO RECEBE PORQUE ELA É DESVIADA NAS GAMBIARRAS”, DEFENDEU ABRANTES.
Entre os temas debatidos também esteve o concurso para servidores da empresa. Segundo o presidente, todos os aprovados dentro das vagas já foram chamados. Novas contratações só com vaga nova, ou seja, aposentadoria ou saída de servidores.