O governo do Distrito Federal informou que quatro pessoas foram conduzidas à delegacia e cinco ocorrências de dano ao patrimônio foram registradas na Polícia Federal em decorrência do confronto entre a Polícia Militar e manifestantes ocorrido na Esplanada dos Ministérios, no centro de Brasília, na tarde dessa terça-feira (29).
O tumulto começou no gramado em frente ao Congresso Nacional. Supostos manifestantes seguiram pela Esplanada dos Ministérios em direção ao Museu Nacional e alguns deles depredaram ministérios, como o da Educação, e incendiaram veículos.
Ainda de acordo com o governo do DF, o Corpo de Bombeiros registrou 40 atendimentos, todos casos sem gravidade. A Polícia Militar do Distrito Federal informou que aproximadamente dez mil pessoas participaram dos propostos contra a Proposta de Emenda à Constituição 55, que impões o limite de gastos públicos.
Em nota, o governo do DF disse que a Polícia Militar agiu “dentro dos padrões técnicos para o enfrentamento desse tipo de situação e procurou preservar o patrimônio e a segurança das pessoas” e também informou que as investigações de danos ao patrimônio e ações violentas serão feitas a partir das imagens estão com os órgãos de segurança. O governo repudiou os atos de “vandalismo e barbárie” cometidos durante a manifestação.
NOTA OFICIAL
O governo de Brasília repudia os atos de vandalismo e de barbárie cometidos no decorrer do dia de hoje em frente ao Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios.
Destruir o patrimônio público, desrespeitar as instituições e agir com vandalismo não é, de modo algum, postura de quem quer se manifestar democraticamente.
A Constituição garante o livre direito à manifestação, que deve ser preservado por todos os democratas.
A violência política é inaceitável e deve ser combatida.
As forças de segurança trabalharam de forma integrada. Quatro pessoas foram conduzidas à delegacia, cinco ocorrências de dano foram registradas na Polícia Federal. O Corpo de Bombeiros registrou 40 atendimentos, todos casos sem gravidade. A Polícia Militar agiu dentro dos padrões técnicos para o enfrentamento desse tipo de situação e procurou preservar o patrimônio e a segurança das pessoas.
As investigações de danos ao patrimônio e ações violentas seguirão a partir das imagens em posse dos órgãos de segurança.
Governo de Brasília