Habita Brasília: 27.388 escrituras foram entregues desde 2015
Na manhã desta sexta-feira (16), 80 moradores do Sol Nascente e 356 da QNR, ambos em Ceilândia, receberam o documento que regulariza as casas onde moram
A agente de portaria foi um dos 436 moradores de Ceilândia que receberam hoje a escritura de seus lotes. O governo entregou 80 documentos no Sol Nascente e 356 na QNR. “A realidade daqui é outra. Acabou o barro, a terra. Temos mais dignidade”, completou Neusa, sobre as melhorias de infraestrutura que têm sido feitas no local nos últimos dois anos e meio.
Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, presente à entrega, a meta é beneficiar 63 mil famílias até o fim da gestão. O número será o equivalente ao de toda a história do DF. Com as escrituras desta manhã, o Executivo totaliza 27.388 documentos entregues desde 2015.
“Estamos entregando escrituras que vão garantir a segurança jurídica para que, em uma cidade com infraestrutura, toda asfaltada, com escola e unidade básica de saúde, vocês tenham a casa que é de vocês”, enfatizou o governador.
Para o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, as entregas marcam a realização de um sonho dos moradores. “A escritura coroa todo o processo de ocupação e luta. Não estamos fazendo um favor, mas cumprindo um direito de vocês”, disse à população presente à cerimônia.
Regularização fundiária faz parte do Habita Brasília
A escritura, oferecida de forma gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, agora é emitida na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Com isso, o morador chega a economizar R$ 718, valor pago atualmente pela lavratura em cartório.
A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do programa Habita Brasília.
Mariana Damaceno, da Agência Brasília e Edição: Marina Mercante