Leitos começam a ser reabertos após a chegada de profissionais
Dois voltaram a funcionar em Ceilândia nesta semana. Outras unidades beneficiadas foram o Materno-Infantil, o Base e os regionais da Asa Norte, do Gama, de Samambaia, de Sobradinho e de Taguatinga.
Dois leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia foram reabertos na segunda-feira (26). A liberação foi possível graças à chegada de técnicos de enfermagem e enfermeiros, empossados no início do mês.
A Secretaria de Saúde pretende reabrir cerca de 50 leitos de UTIs em hospitais da rede pública até o fim de julho. Para isso, os novos profissionais estão sendo capacitados.
Na unidade de Ceilândia, os 10 leitos existentes estão em funcionamento. “Recebemos alguns profissionais. Também fizemos remanejamento interno”, explica a diretora do hospital, Andrea Nogueira.
Entre os locais com maior número de leitos desbloqueados está o Hospital Materno-Infantil de Brasília, que completará, até semana que vem, a reabertura de 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), além de outros seis pediátricos.
LEIA TAMBÉM
APÓS 13 ANOS SEM LICITAÇÃO, TRÊS EMPRESAS VÃO FORNECER ALIMENTOS AOS HOSPITAIS DO DF
SAÚDE EMPOSSA 195 TÉCNICOS DE ENFERMAGEM PARA REABRIR 52 LEITOS DE UTI
A Região Sudoeste de Saúde, que engloba Recanto das Emas, Samambaia e Taguatinga, também teve número considerável de leitos reabertos: seis no Hospital Regional de Samambaia e outros quatro de UTI Neonatal em Taguatinga.
Outras unidades que receberam profissionais e conseguiram desbloquear leitos foram os hospitais do Gama (10 leitos de UTI adulto), da Região Leste (dois leitos de UTI adulto), de Sobradinho (2 leitos de UTI adulto) e da Asa Norte (2 leitos Ucin e 2 leitos de UTI adulto), além do Hospital de Base (dois leitos de cirurgia e dois pediátricos).
Pregão eletrônico para manutenção e reparo de equipamentos
Alguns hospitais precisam de equipamentos, além de profissionais, para a reabertura de leitos.
Por isso, a Secretaria de Saúde publicou aviso de abertura de pregão eletrônico na segunda-feira (26) para contratação de empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva para equipamentos de UTI.
A abertura das propostas será em 10 de julho, às 10 horas, no site Portal de Compras do governo federal.
Foto: Reprodução Internet