Internet pode ser usada para inscrição para estudar na rede pública
Novo serviço da Secretaria de Educação visa dar mais opções aos pais e evitar congestionamentos na telematrícula.
Pais que queiram inscrever os filhos para estudar na rede pública no ano que vem poderão fazer o procedimento pela internet. A Secretaria de Educação oferecerá o novo serviço on-line com o objetivo de dar mais alternativas às famílias.
Pela página da pasta, será possível fazer a inscrição de 25 de setembro a 23 de outubro. O período de telematrícula, pela central 156, começa em 2 de outubro e acaba no dia 23.
“Com o sistema on-line, a ideia é evitar que as linhas telefônicas fiquem congestionadas”, explica a diretora de Oferta Educacional, da Secretaria de Educação, Raphaela Cantarino.
Este ano, será necessário apresentar o CPF da criança para tentar uma vaga na rede pública
Ela destaca que, a partir deste ano, será necessário apresentar o CPF da criança para tentar uma vaga em qualquer um dos canais. “Pela internet, é ainda mais importante porque ajuda a evitar inscrições duplicadas”, enfatiza Raphaela.
O resultado das inscrições estará disponível em 20 de dezembro, a partir das 17 horas, no site da Secretaria de Educação.
Mesmo tendo feito o procedimento pela internet, o responsável precisará ir à escola para efetivar a matrícula e apresentar a documentação exigida, assim como é feito depois da telematrícula.
Passo a passo para a matrícula on-line
1) Acesse o site da Secretaria de Educação
2) Clique no banner das inscrições, que estará disponível na página inicial, e leia cuidadosamente as informações
3) Insira os dados da criança solicitados:
- CPF
- Nome completo (conforme certidão de nascimento, sem abreviaturas)
- Data de nascimento
4) Faça a verificação no botão disponível na página:
- Caso a criança já tenha estudado em escola particular, aparecerá o nome dela. Clique nele para prosseguir com a inscrição
- Caso não conste registro, clique no botão ‘inserir nova inscrição’
5) Preencha as informações requisitadas para efetivar a inscrição:
- Sexo do candidato
- Ano/série que a criança deve cursar em 2018
- Telefone para contato e e-mail (opcional)
- Nome do responsável
- Telefone para contato
- E-mail (opcional)
6) Marque a opção de estudar perto da residência ou do trabalho, insira o CEP do local escolhido e clique em Buscar. A seguir, preencha o complemento do endereço. Atenção: a criança será encaminhada para a escola de acordo com a informação do CEP
7) Confira as informações prestadas e finalize o procedimento. Caso queira, é possível imprimir o comprovante de inscrição
Com informações da Agência Brasília. Paloma Suertegaray