Sobradinho recebe Seleção Brasileira de Hip Hop
Nesta sexta-feira, 25 de maio, a partir das 9h, integrantes da Seleção Brasileira de Hip Hop se apresentam no Centro de Ensino Fundamental 3, em Sobradinho, com o espetáculo “Resiliência”. O evento é gratuito. Parte da coreografia, que será apresentada para aos estudantes do DF, também concorrerá a um campeonato mundial hip hop, que acontecerá em agosto, nos Estados Unidos.
Com o projeto Resiliência, 30 dançarinos percorrem instituições públicas e particulares do DF para levar a mensagem da importância da resistência e da mudança pessoal como formas de evolução humana. E, aproveitam a ocasião, para reforçar o treinamento e se aperfeiçoar para a disputa internacional.
Durante as performances, os profissionais sobem ao palco mesclando movimentos das danças urbanas e contemporâneas. Originalmente, elásticos ajudavam os bailarinos a dar ainda mais vida ao balanço corporal, mas, para que fosse possível apresentação em todas as instituições, independente da estrutura, os dançarinos resolveram adaptar a coreografia. Assim, precisaram treinar ainda mais para executar os passos sem ajuda de apoios.
O CEF 3 de Sobradinho é a terceira escola a participar da ação. Os primeiros alunos que assistiram ao espetáculo foram os do Colégio Seriös, em duas sessões. Em seguida, foram meninos e meninas do CEM 414 de Samambaia. Os próximos serão os alunos do Colégio Marista Champagnat, em Taguatinga.
Nesta sexta, serão apresentadas duas sessões de 45 minutos cada uma. A primeira, das 9h às 9h45 e, a segunda, das 10h às 10h45.
O coordenador do projeto, Dilvan Rodriguez, explica que as expressões corporais colocadas em cena refletem as passagens da vida real, com perdas, desilusões, separações e outros acontecimentos inevitáveis.
“Queremos provocar no expectador uma indagação interna: qual é a minha capacidade de recuperação?”, sugere Rodriguez. “Fato é que quanto maior flexibilidade que uma pessoa possui, menos ela sofrerá com adversidades da vida”, completa.
Rafael Nino, que é o idealizador do Resiliência, afirma que o objetivo dos dançarinos é servir de inspiração para novas gerações. “Queremos mostrar que eles podem sonhar e realizar. Somos prova disso”, pondera. “Temos, também, a oportunidade de levar um espetáculo de música e de arte para dentro de algumas escolas que são tão carentes de eventos culturais como esses”, emenda.
As últimas encenações estão previstas para acontecerem depois de agosto – mês em que o grupo participa do World Hip Hop Dance Championship, que acontecerá na cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arisona. Eles embarcam nos primeiros dias do mês. A competição está prevista para começar em 5 de agosto.
E essa não é a primeira vez dos profissionais da Cia Have Dreams em um campeonato desse porte. Desde 2014, os bailarinos integram disputas, tanto no Brasil como no exterior.
Sobre a Cia Have Dreams
Nascida no DF, em 2010, a Cia Have Dreams foi criada pelo dançarino, coreógrafo e diretor Rafal Nino. Então morador de Ceilândia, Nino se inspirou em um filme chamado ”Escritores da Liberdade” para iniciar o trabalho na dança. O nome do grupo foi tirado da música “I Have a Dream”, que faz parte da trilha sonora do filme.
Serviço:
O que: espetáculo de hip hop “Resiliência”
Onde: Centro de Ensino Fundamental 3, em Sobradingo, Qd 06 Área Especial
Data: 25/5 (sexta-feira), das 9h às 9h45 e das 10h às 10h45
Classificação: livre
Entrada: franca
Observação: demais apresentações sujeitas a alterações.
Mais informações: 98167-3645 ou 99875-2406 (Rafael Nascimento, assessor de imprensa)
Ensaios:
Local: Academia Lá Na Dança, na 203 Norte, e, no Centro de Dança de Brasília, no Setor Cultural Norte
Dias e horários: Segunda, quarta e sexta, das 21h às 22h30
Sábado, das 16h às 19h
Redes digitais:
Facebook: https://www.facebook.com/CiaHaveDreams/
Instagram: @ciahavedream
Foto: Kiko Sanches