A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa lança candidatura ao Buriti em convenção na Estrutural
A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa lança candidatura ao Buriti em convenção na Estrutural
por Portal de Noticias – Blog do Carlindo Medeiros
Compartilhe
Link da Notícia:
(foto: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press), com informações do CB.
Em uma chapa com o também ex-deputado distrital Alírio Neto como vice, Eliana buscará agora alianças para lançar candidatos a deputado distrital, federal e senador. Grupo tem apoio do clã Roriz.
Eliana sobre indefinições no pleito ao Buriti: “Não somos a candidatura ioiô”
Em clima total de campanha, Eliana Pedrosa (Pros) subiu o tom para lançar sua campanha ao Palácio do Buriti. Neste sábado (21/7), na convenção partidária do Pros e do PTB, de Alírio Neto, seu vice, ela destacou que a partir de agora a intenção é consolidar os grupos que disputarão a vagas de distritais, deputados federais e senadores. declarou Eliana: “Não somos a candidatura ioiô. Aqui tem candidata a governadora e a vice governador”, discursou. A estratégia é mostrar ao eleitorado, que a uma chapa sólida e segura do que quer e do que Brasília e o DF precisam para ter cada vez mais uma cidade com uma excelente qualidade de vida como sempre foi.
Os dois apostam em uma combinação de um discurso “família” e de “renovação”. Eliana apela para o humano. “Quero ser a grande mãe do Distrito Federal. Fazer um governo com inclusão, com dignidade e com competência. Resolver os problemas das pessoas da porta de suas casas, com asfalto, parada de ônibus, inscrição na escola e saúde, para depois pensar em grande obras”, ressaltou. Alírio é mais incisivo. “Vamos mudar a realidade de Brasília. Fazer diferente, renovar. Somos oposição ao governo atual. Não sofremos interferência dos partidos e temos um projeto para a cidade”, argumentou.
Agora, a chapa é composta pelo Pros, PTB, PTC, PMN e Patriota e ainda querem ampliar as alianças. “Nós vamos consolidar as chapas para distrital, federal e senador. Nenhuma conversa para bater martelo, apenas para ler o cenário e verificar disponibilidade de fechar acordo, as chapas podem ser complementares”, avaliou Eliana.
A formação de alianças
Nenhuma aliança está descartada. Com a indefinição da candidatura de Jofran Frejat (PR), as disputas internas no PSDB de Izalci Lucas e a aliança de Rogério Rosso ao grupo de centro-direita coordenado pelo senador Cristovam Buarque (PPS) uma coalizão ficou ainda mais difícil. Alírio aposta na oposição ferrenha ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) como atrativo. “Somos a única chapa que realmente se opõe à gestão atual. Isso será levado em conta pelo eleitor e por aqueles que estão na disputa”, ponderou.
O vaivém citado por Eliana é referência à candidatura de Frejat, que deve anunciar amanhã se volta a concorrer. Apesar da crítica, ela o visitou e conversaram sobre o pleito de 2018. “Frejat é uma amigo de muitos anos. Fiz uma visita de cortesia”, contou a candidata, sem revelar os nuances da conversa. “Estamos abertos à todos e Frejat seria muito bem vindo”, encerrou Eliana.
As incertezas da disputa tem movimentado as articulações. Interlocutores as campanha de Eliana e Alírio contam que após a “renúncia” e o “possível retorno” de Frejat, caciques da política local procuram a dupla. Neste período, o telefone tocou e do outro lado da linha nomes como Izalci, Frejat e até o ex-governador José Roberto Arruda (PR). “Nesse momento, todo mundo se fala, todo mundo articula”, ponderou, minutos antes de Eliana assumir o palanque da convenção. Ela diz que conversou nos últimos dias com o deputado federal Alberto Fraga (DEM) e com Rôney Nemer (PP).
Clã Roriz, Benedito Domingos e Hélio José.
A chapa conta com apoio do clã Roriz. A ex-deputada Jaqueline Roriz esteve no evento, realizado na Estrutural. Ela não discursou e não deu entrevistas. Joaquim Roriz Neto, pré-candidato a deputado federal, acompanhou a convenção, mas não discursou junto de Eliana e Alírio. Ela saiu na defesa do legado Roriz. “Tenho orgulho de falar dele. Um governador visionário, Há 20 anos implantou o metrô no DF. Depois dele não houve governador que construísse meio metro de metrô nesta cidade”, disparou.
Participou também o senador Hélio José (Pros), que postula uma vaga da Câmara Federal e o ex-vice governador do Distrito Federal e ex-deputado distrital Benedito Domingos, que saiu na defesa da chapa. “Convivi com os dois na Câmara Legislativa. Sei da competência e do comprometimento deles”, avaliou. A filha de Benedito postula a uma vaga de deputada distrital no mesmo grupo.
Eurípedes Júnior, o presidente nacional do Pros, saiu na defesa da candidatura de Eliana e Alírio. “Eliana é hoje a única candidata a governadora do Pros no país. O partido está empenhando o máximo a favor desse projeto. Não há qualquer insegurança partidária ou jurídica na candidatura majoritária”, definiu.