A internet se tornou um dos principais meios de comunicação utilizado entre os brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a internet está presente em mais de 60% dos domicílios do país, seja por meio de redes móveis ou banda larga. Dados como este, mostram que as pessoas estão dispostas a pagar por serviços e tecnologias para ficarem conectadas. Mas e pela segurança digital, será que elas estão dispostas a pagar?
Pensando em proteger toda a sociedade, fazendo com que todos possam se conectar, expressar, compartilhar e navegar com liberdade e segurança no mundo online, a PSafe criou o dfndr lab: um laboratório de segurança digital com tecnologias proprietárias baseadas em inteligência artificial, que é gerenciado por um time global de especialistas no assunto.
De acordo com Emilio Simoni, Diretor do laboratório, quanto maior o número de pessoas conectadas, mais dados e informações circulam dentro da rede. E, na maioria das vezes, os usuários não fazem ideia de quem tem acesso a esses dados e para onde eles vão. “O principal objetivo do dfndr lab é prestar serviços de utilidade pública – de forma gratuita – com foco em segurança digital. E, para que pudéssemos entregar mais valor a sociedade, desenvolvemos o site do dfndr lab”, explica Emilio.
O site pode ser acessado clicando aqui, a partir de qualquer plataforma que tenha conexão com a internet, e conta com 5 recursos exclusivos e gratuitos. Confira:
1. Detector de links maliciosos
O detector disponibilizado no site faz análises de links em questão de segundos e informa ao usuário se aquela URL informada é segura ou perigosa.
Vamos supor que você receba um e-mail de uma loja com um link oferecendo uma promoção ou produto de graça. Para saber se você pode confiar ou não, basta copiar esse link, colar no detector e pedir para ele analisar.
Essa análise pode ser feita com qualquer link que você queira.
2. Relatórios de Segurança Digital
Todo trimestre, o dfndr lab divulga um relatório contando tudo o que rolou sobre ciberataques no país. Nele, é possível entender como os hackers atacam, quais foram os golpes que mais atraíram vítimas, os lugares do Brasil que mais sofreram tentativas de ataques e o que pode vir a acontecer nos próximos meses.
3. Golpes da vez
O site conta com uma sessão que mostra todos os golpes que estão circulando pela internet e foram descobertos pelo dfndr lab. A atualização é feita frequentemente.
É uma ótima forma de aumentar a segurança no celular e proteger sua família e amigos, principalmente porque a maioria desses golpes é compartilhado dentro do WhatsApp.
4. Registro de ciberataques
Por meio de um contador, você pode acompanhar em tempo real a quantidade de links maliciosos que o dfndr lab detecta diariamente.
5. Glossário de Segurança Mobile
Conhecimento é tudo! Com a ajuda do Glossário, produzido pelo os especialistas do dfndr lab, você consegue entender melhor alguns termos técnicos do universo de segurança digital. É quase que saber pensar como um hacker e estar sempre um passo à frente deles. Outra ótima forma de se manter protegido e proteger sua família e amigos.