Idosos de asilo no DF recuperam a saúde ocular
Projeto engloba uma série de ações promovidas pelo HOB e Grupo INOB, empresas do grupo Opty
Brasília, setembro de 2018 – Com 100 anos de idade, Francisca Xavier está emocionada. Com a ajuda de óculos, a partir de agora, poderá fazer o que sempre gostou: ler o jornal. “É uma felicidade muito grande, em toda minha vida nunca tive uma alegria como essa”, disse ao receber o presente. Francisca está entre os 70 idosos do Asilo Bezerra de Menezes, em Sobradinho, beneficiados por um conjunto de ações promovidas pelo Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) e o Grupo INOB, empresas do Grupo Opty. O objetivo é levar, gratuitamente, atendimento oftalmológico aos moradores da instituição, melhorando a saúde e a qualidade de vida.
Na primeira visita dos médicos ao asilo, foi realizado um check-up oftalmológico e o levantamento das necessidades desses idosos em relação à saúde ocular. “O Opty tem essa responsabilidade social com a comunidade em que está inserida. Na avaliação de refração, constatamos que 18 idosos precisavam de óculos, e agora estamos entregando o material e devolvendo a visão para essas pessoas. Como próximo passo, no dia 15, receberemos dez idosos no HOB para a realização do exame pré-operatório de catarata. Os médicos vão avaliar o grau e o tipo de lente intraocular que eles precisam. Com isso, buscaremos apoio para realizarmos a cirurgia”, explica Richard Lahoz, diretor da regional Centro-Oeste do Grupo Opty.
Para Inês Miranda, diretora do Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, ações como essa são importantes porque, além de devolver a visão aos idosos, melhoram a autoestima e estimulam a interação social dos moradores.“Todos precisam da visão para realizar suas tarefas e viver com qualidade e dignidade. Aqui abrigamos pessoas que não têm acesso a esse tipo de serviço com facilidade. Antes dessa mobilização, muitos não enxergavam e agora estão conseguindo ver, ler e ainda poderão realizar suas atividades, como artesanato, música, cuidar das plantas e da horta. Olhar para o rosto de cada um e ver esta felicidade é muito gratificante. Só temos que agradecer. Eles estão vivendo novamente”, comemorou Miranda.
Sobre o Opty
Anteriormente chamado de Hospital de Olhos do Brasil (HOBrasil), o Grupo Opty nasceu em abril de 2016 a partir da união de médicos oftalmologistas e do fundo de investimento Pátria, dando origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a execução da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina
Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando oito empresas oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Grupo INOB (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento.