Papa Francisco aceita renúncia do bispo dom José Ronaldo Ribeiro
Investigado por participar de esquema criminoso de desvio de mais de R$ 2 milhões da Igreja Católica, dom José Ronaldo Ribeiro renunciou ao cargo de bispo de Formosa (GO). A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou a decisão do papa Francisco em aceitar a renúncia na manhã desta quarta-feira (12/9). A notícia foi publicada no jornal L’Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.
Em 19 de março, o Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou a Operação Caifás, que resultou no cumprimento de nove mandados de prisão contra grupo acusado de desviar dinheiro de 33 paróquias vinculadas à Diocese de Formosa. A suspeita é de que os réus faturassem por meio de batizados, casamentos e eventos realizados pela igreja. A investigação aponta que os religiosos tenham adquirido propriedades, veículos e jóias.
O bispo, cinco padres e outras pessoas vinculadas à Cúria da Região permaneceram presos por quase 30 dias, mas, após a terceira tentativa de habeas corpus, conseguiram a liberação do Presídio de Formosa, impetrada pela defesa no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Os suspeitos são acusados de apropriação indébita, associação criminosa e alguns por lavagem
Foto: Divulgação