Administrador de Planaltina faz raio x da cidade e quer a geração de empregos
Gilson Amorim Sobrinho une forças ao deputado Claudio Abrantes e ao governador Ibaneis Rocha e descreve suas ações pelo desenvolvimento: turismo, emprego, transporte, saúde, entre outros
Empossado no dia 11 de janeiro, o administrador regional de Planaltina, Gilson Amorim Sobrinho, definiu as metas para a cidade e já imprime sua marca de trabalho, com foco no desenvolvimento e no fortalecimento dos potenciais da maior Região Administrativa do Distrito Federal, além das portas abertas para o diálogo com a população.
Para o atingimento de suas metas, ele conta com o apoio do governador Ibaneis Rocha e do deputado distrital Claudio Abrantes, líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Uma das bandeiras de Gilson à frente da Administração de Planaltina é reverter os embargos da Agefis nos espaços turísticos da cidade, dentre os quais o estádio Adonis Guimarães. “Estamos trabalhando para viabilizar a reforma e a revitalização dos pontos turísticos, junto com a Secretaria de Turismo e Secretaria de Cultura do Distrito Federal”, relata.
“Outro destaque, o qual visitamos recentemente, é a Pedra Fundamental. Queremos melhorar sua infraestrutura, instalar uma lanchonete, churrasqueira, banheiros, dentre outros benefícios”, revelou.
Gilson Amorim admite a necessidade por melhoras no transporte público de Planaltina. Uma de suas lutas será pela construção de terminais rodoviários na cidade, no Vale do Amanhecer, Estâncias e Arapoanga. “Encontrar soluções para o transporte é fundamental para o morador da cidade. Especialmente com relação à implantação de linhas que evitem a baldeação, tornando o transporte ao centro da capital mais confortável e rápido”, apontou. Neste mês, o GDF entregou 63 novos micro-ônibus, dos quais 23 vão atender Planaltina.
Melhoras para os produtores rurais e comerciantes locais também fazem parte dos planos do administrador. Ele defende a construção da Feira do Arapoanga e da Feira da Estância, além de um galpão nas proximidades da sede da UnB. “Planaltina hoje está entre os maiores polos produtivos do Centro-Oeste, por isso já existe a demanda por uma obra dessa natureza. “Uma espécie de Ceasa local”, definiu.
Nas suas primeiras visitas à cidade como administrador, Gilson Amorim disse que verificou muito lixo e entulho nas ruas, além do asfalto esburacado. Para ele, a cidade está precisando de manutenção e conservação, pois é visível a necessidade de podas, capina e limpeza de bueiros. “Já estamos com equipes trabalhando para realizar esses serviços emergenciais. Agora, contamos com a população, para que preserva nossa cidade”, disse.
Causou também grande preocupação ao administrador a existência de oito invasões espalhadas pela cidade.
Amorim destaca sua disposição em estreitar o relacionamento da Administração com a comunidade. “Para que haja uma boa gestão, estamos ouvindo a população, nos aprofundando nas necessidade de cada local. Temos as portas abertas para receber todas as lideranças, comerciantes, todos os setores. O diálogo é de suma importância para cidade”, finalizou.
Investimentos para Planaltina
Alinhado com o governador Ibaneis Rocha e com o deputado distrital Claudio Abrantes, o administrador Gilson Amorim prevê realizações importantes para Planaltina, com obras e investimentos em benefício da cidade e da população.
Como exemplo, ele cita realizações para o Vale do Amanhecer. “Defendemos a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma quadra sintética no local, além da reforma e revitalização dos pontos turísticos”, adiantou.
Em um recente encontro na Associação Comercial e Industrial de Planaltina-DF, ele também abordou a importância da criação da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE). “A criação dessa área representa a geração de empregos e renda para a região, o que é fundamental para o desenvolvimento de Planaltina”, explicou. Para tornar isso possível, Amorim destaca que conta com o apoio do governador e do secretário das Cidades, Gustavo Aires. “Conversas já foram iniciadas e medidas estão sendo tomadas. Além disso, estamos unindo forças com os comerciantes da cidade, para viabilizar o desenvolvimento econômico local”, destacou.
Trabalho pela mulher
Um dos aspectos mais importantes e urgentes da sociedade tem sido a defesa da mulher. Gilson Amorim é presidente da Associação de Homens Contra Violência à Mulher do Distrito Federal e vice-presidente nacional da entidade.
Ele destaca a importância de revitalizar a associação. “Vamos arregaçar as mangas e trabalhar forte na defesa da mulher. É com muito assombro que temos visto as barbáries que têm vitimado as mulheres, e não podemos aceitar isso. Vamos atrás de parcerias e turbinar as ações de apoio para dar um basta nisso”, destacou. “Por exemplo, vamos reunir advogados e buscar recursos para dar assistência jurídica a mulheres vítimas de violência. E também amparar aquelas que têm dependência financeira”, completou.
Evangélico, ele repudia a impunidade e destaca o papel da mulher na sociedade. “Fico feliz ao perceber que o Brasil abriu os olhos para a impunidade, e vamos cada vez mais cobrar providências, para que crimes contra a mulher não passem em branco jamais”, adiantou.
Perfil do Administrador
Empresário e morador de Planaltina-DF, Gilson Amorim Sobrinho, nasceu em 1973, em Rio Branco (AC), e mudou-se para Brasília em 1986. Formado em Recursos Humanos, Gilson é casado e tem três filhos. Iniciou sua vida profissional em Brasília como representante da Brasal Refrigerantes e depois migrou para a área de comunicação visual. Já se candidatou a deputado distrital e nas últimas eleições apoiou o deputado Claudio Abrantes.