O que você precisa saber sobre vasectomia
Vasectomia é uma cirurgia segura e eficaz que tem o objetivo de tornar o homem incapaz de ter filhos. Embora não tenha nenhuma associação com a função hormonal e sexual, a operação é alvo de preocupações sem fundamento que fazem com que pacientes tenham medo de realizá-la.
Como é feita a vasectomia?
O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva em média 30 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.
Obs.: Depois da cirurgia é fundamental permanecer utilizando
um método anticoncepcional por 60 dias aproximadamente, pois alguns espermatozóides
podem continuar vivos dentro do canal.
Em poucos meses, porém, o sêmem (líquido que é ejaculado durante o ato sexual)
não conterá mais espermatozóides, impossibilitando a gravidez.
Vida sexual após a vasectomia
Muitos homens se recusam a fazer essa cirurgia porque imaginam que ela possa provocar distúrbios de ereção, no que estão completamente enganados. A vasectomia torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos nem em seu desempenho sexual.
O corte do canal impede apenas a chegada dos espermatozóides até a uretra. O líquido produzido na próstata e na vesícula seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação. Assim, não há interferência na função erétil ou na potência sexual; os nervos e vasos sanguíneos responsávelis pela ereção do pênis não estão envolvidos na cirurgia de vasectomia.
Recuperação
Alguns homens sentem desconforto nos primeiros dias de recuperação devido à cicatrização e inflamação local.
O ideal é que o paciente descanse por um ou dois dias para diminuir o desconforto após o procedimento, contudo ainda assim há homens que voltam às atividades no mesmo dia.
Já o tempo de espera para retomar as relações sexuais se estende por sete a dez dias para que a cicatrização ocorra de forma adequada.
Em quanto tempo faz efeito?
Apesar de impedir o seguimento dos espermatozoides no momento da cirurgia de vasectomia, muitas vezes há armazenamento nos canais que ainda precisa ser eliminado.
A recomendação para que o processo tenha efeito da forma esperada é aguardar três meses antes de fazer sexo sem método contraceptivo, assim há a garantia de eliminação total dos espermatozoides. Ainda pode ser recomendado um espermograma — exame realizado para analisar a saúde da próstata e dos espermatozoides.
O que acontece com os espermatozoides?
Mesmo sem a ligação dos canais, os espermatozoides ainda são produzidos, mas ficam retidos no epidídimo, um canal extenso e enrolado que fica na parte superior dos testículos. Apesar disso, conforme o amadurecimento masculino há um momento em que a produção é interrompida.
É importante que o paciente siga as orientações médicas prescritas antes do procedimento cirúrgico, o que certamente prevenirá futuros problemas.
Saiba mais sobre a Clínica Salute:
Atendendo em quatro unidades na Asa Norte e em Sobradinho, a Salute Clínicas Especializadas
é hoje uma referência na região. Seu corpo clínico conta com mais de 27 especialidades e
oferece atendimentos especiais a diversos grupos, entre eles diabéticos, hipertensos e obesos.
Além disso, a Salute também está cadastrada como hospital-dia, o que a torna um centro de
assistência medicamentosa a pacientes que não necessitam de internação hospitalar, mas
ainda requerem atendimento especializado com supervisão de clínica médica, pediatria ou
oftalmopediatria, entre outras especialidades.
Por Comunicação Salute Clínicas
Foto: Rômulo Borges / Salute Clínicas