Como sua empresa deve agir no período de crise do novo coronavírus?

 
Independente da atividade econômica desenvolvida pela empresa, a crise gerada pelo novo coronavírus atinge todos os seguimentos organizacionais e traz um novo cenário de adaptação. Com isso, é necessário que as empresas reduzam o impacto que essa queda de ações financeiras vem causando. E é necessário ainda que o mercado gere meios vantajosos de adaptação que resolvam os problemas e dificuldades financeiras.


De acordo com Débora Beatriz Especialista Contábil fundadora da Sete Contabilidade, o cenário para alguns é assustador, porém nem tanto para outros, pois as empresas do ramo essencial não abaixaram as portas. Porém a especialista continua dizendo que as empresas que iniciaram suas atividades a pouco tempo e tinham planos de crescimento, o momento é de medo e de insegurança. “Mas cada um com seu espírito empreendedor deve procurar uma maneira de se encaixar as realidades do país, até que isso passe, pois a realidade é que não sobrevive o mais forte mais o que melhor se adapta as mudanças e aos fatores externos”, destaca a Especialista.
 
 Débora Beatriz foi entrevistada e dá 5 dicas importantes de como a empresa deve agir na crise do Covid-19 e não ficar no sufoco.  

Acompanhe a entrevista!  
1- Nossa atual conjuntura aponta para um crescimento próximo a zero ou mesmo negativo neste ano de 2020. Cite algumas ações que a empresa deve ter em tempos de crise?

 Débora- Creio que nesse momento de crise, onde fatores principalmente externos vem a paralisar certos tipos de atividades do nosso grande rol de comércio, prestadores de serviço e até profissionais liberais precisam se reinventar, criar estratégias e vislumbrar um novo cenário. Acredito que é o que os empreendedores devem apostar. Sendo assim as ações seriam se adaptar, se arriscar com as limitações e o novo.
 
2 – A falta de capital de giro é um dos maiores problemas corporativos, em especial das empresas de pequeno e médio porte. Por isso, é necessário ter austeridade na gestão do caixa? O que é preciso ser feito?  

 Débora- A reserva de Caixa por empresas de pequeno e médio porte é um ponto delicado, ter esse controle financeiro de sobras para aplicação de fundo de caixa ou reserva para futuros percalços não é tão simples como se imagina. Pois a carga de impostos de empresas que iniciam suas atividades como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte se tornam pesadas até que se estabeleça diretrizes de reservas. E esse tipo de empresa não consegue se organizar para enviar a contabilidade a documentação de despesas e receitas para que seja feito um levantamento dos gastos da empresa, despesas as vezes inviável para o período. E assim um fechamento mais preciso de lucro ou prejuízo, para que assim seja feito essa reserva e levantado um capital de giro.

 3 – O coração de qualquer empresa está no departamento comercial, responsável pela origem das receitas. Fale um pouco sobre isso?
 Débora- Discordo que o coração de qualquer empresa está no departamento comercial, não adianta nada um departamento comercial de competência  e existir discordância no estratégico e na organização administrativa de controle das receitas provenientes do setor comercial. Sendo assim o coração de toda empresa ao meu ver está no gerenciamento administrativo e no controle interno.

 4 – A comunicação é um canal importante para o negócio nesse tempo de crise?!

 Débora- Sem sombra de dúvidas, não só importante como tem se tornado essencial, nessa crise. Os restaurantes por exemplo se reinventaram e tornaram sua forma de atuação Delivery, agindo por meio de aplicativos, redes sociais, whatsApp, para não paralisar suas atividades, não mandar funcionários embora. Assim vários outros tipos de atividades estão entrando nesse ritmo, como lojas de roupas, sapatos, mesmo sendo atividades fora do conceito de essenciais, buscaram uma maneira de sobreviver ao caos. Como exemplo também cito as academias, que estão dando suas aulas em Lives, em grupos de whatsApp, oferecendo pacotes de curso online, e diante disso vejo a grande importância das redes sociais, aplicativos, meios de anunciar, como um grande canal entre empreendedor e cliente.

 5 – Está a frente a “Sete Contabilidade”, costuma fazer consultoria com clientes que precisam se reinventar nesse tempo de crise de coronavírus?

 Débora- Sim, claro até mesmo porque os clientes perdem um pouco a segurança, ainda mais clientes novos, eles perdem o entusiasmo, e somos além de contadores, amigos de nossos clientes. E estamos sempre  dando meios para que melhores suas ideias, prestando uma consultoria necessária para que isso aconteça.
  
6 – Você acredita que o planejamento no momento de crise faz total diferença?

 Débora- Com toda certeza, acho que toda empresa deveria iniciar o ano com um planejamento a se seguir, mas claro a seguir de fato, com média de gasto necessários, de precisão de receitas, análise do cenário, de oportunidades e por fim de riscos. E a partir disso a solução. Com um planejamento diminui-se muito o risco, claro que não deixa de existir, mais diminui.
  Sete Contabilidade
A entrevistada Débora Beatriz está a frente da Sete Contabilidade  localizada na Rua 20 Quadra 40 lote 11 – Jardim Oriente (Valparaíso de Goiás). Lá você encontrará um ambiente descontraído com um excelente atendimento. Procure já a Sete Contabilidade e gerencie a crise em época de coronavírus. Maiores informações nas redes sociais, por e-mail, chat online ou ainda pelos números (61) 98277-7992/ (61) 98277-7992. Imagem para publicação Debora Beatriz – Contadora 
Produzido pela  Agência 84 Assessoria e Eventos Hudson Cunha  e Stephanie Rodrigues(61)9.9244-8028  ou (61)99543-6408

BLOGDOFERNANDOCORREA

O BLOGDOFERNANDOCORREA é uma produção gráfica e editorial do Jornalista Profissional Fernando Corrêa da Silva - DRT/DF Reg. Prof. 222 Contatos: 61-983413337(Tim/WattsApp) E-mail: sobradinhohoje@gmail.com e blogdofernandocorrea@gmail.com

Você pode gostar...

Deixe um comentário