Saiba como controlar as emoções durante a pandemia do covid-19
O escritor e influenciador digital Antonio Junior traz conselhos valiosos para manter a calma e controlar as emoções durante o isolamento social causado pela pandemia do covid-19.
Basta uma passada rápida de olhos nas redes sociais para ver como a quarentena e o isolamento social estão afetando as pessoas mundo afora. Muitas pessoas alegam estar perdendo a calma e a sanidade devido às restrições mais severas necessárias para combater o novo coronavírus e estão procurando meios de não se desesperarem em meio ao cenário de perda de empregos, crise sanitária e mortandade.
O escritor e influenciador digital pastor Antonio Junior é um conselheiro espiritual conhecido nas redes sociais, com mais de 7 milhões de seguidores. Ele faz um paralelo entre o controle emocional necessário para este momento difícil: “Saber se controlar é muito importante para que você possa não apenas sobreviver à crise do covid-19, mas usufruir de bons relacionamentos e ser sucedido em várias áreas da vida. Por outro lado, pessoas que agem por impulso e que se deixam levar pelas circunstâncias, na maioria das vezes não conseguem alcançar muitos objetivos. Então o momento agora é de amadurecermos e encontrar meios de não perder a cabeça durante o isolamento social.”
Antonio Junior conta que, no entanto, não é fácil controlar as próprias emoções: “É fácil saber manter o controle diante das situações? Não, não é! Eu também passo por isso. Nós todos passamos por circunstâncias que nos estressam e fazem com que percamos o controle sobre nós mesmos. Mas é preciso encontrarmos o nosso equilíbrio e a resposta está na fé e em Deus.”
Como controlar as emoções?
Segundo o escritor, só se tem a ganhar ao conseguir atingir o autocontrole: “Não é por acaso que está escrito em Provérbios que ‘melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade’ (Provérbios 16:32). O momento agora é de crer em Deus e que dias melhores virão, que o covid-19 é passageiro e que este é o momento de exercitar um dos dons e frutos do Espirito Santo, que é o domínio próprio (Gálatas 5.22).
Antonio Junior separou algumas dicas para ajudar você a encontrar o seu equilíbrio durante a crise do covid-19. Confira:
1) Conheça as suas emoções
Não podemos controlar o que não conhecemos, por isso é tão importante que façamos uma reflexão a respeito de nossas emoções. Será que sou uma pessoa explosiva? Fico ofendido com facilidade? Costumo querer “pagar com a mesma moeda” o que fazem comigo? Reconhecer os próprios defeitos e erros é um passo muito importante para saber controlar suas emoções.
2) Pense bem antes de fazer ou dizer algo
Antes de fazer ou dizer algo, pare e analise quais serão as consequências das suas ações ou palavras. Você se tornará uma pessoa melhor aos olhos de Deus e das outras pessoas? Isso, de alguma forma, abençoará ou edificará a vida de alguém? Em Tiago 3:2 está escrito: “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.” Por isso, quanto mais você controlar suas palavras, mais conseguirá controlar o seu corpo e não deixará suas emoções “à flor da pele”.
3) Perdoe sempre
O perdão é algo libertador não apenas para quem foi perdoado, mas principalmente para quem foi ofendido. E Jesus ensina que somos perdoados à medida que perdoamos quem nos ofende (Marcos 11:25,26). Por isso, se você realmente quer aprender a controlar suas emoções, em primeiro lugar, você deve ter um coração misericordioso.
4) Confie que Deus é a sua justiça
Se você confiar que Deus nunca irá te desamparar, independente da situação, você não irá se deixar abalar pelas circunstâncias e nem procurar vingança caso perca o emprego ou adoeça, o que esperamos que não lhe suceda, mas todos nós estamos sujeitos a momentos difíceis. Lembre-se que é o Senhor que muda a história e que nós, seres humanos, não temos o controle de tudo.Foto de: Reprodução / MF Press Global